De Florianópolis a Fortaleza, selecionamos passeios bate-e-volta imperdíveis para uma escapadinha na viagem

Pode ser a primeira, segunda ou a décima vez que você visita a cidade. Mas com tantas atrações a serem vistas e o tempo de férias sempre curto, aquele lugarzinho logo ao lado acaba ficando esquecido.

Uma pena! Há menos de 60 quilômetros dos destinos turísticos mais badalados do Brasil há locais de belezas inigualáveis que merecem uma visita. Por isso, de Florianópolis a Fortaleza , selecionamos passeios bate-e-volta imperdíveis para dar uma escapadinha na viagem.

Se for para Porto Seguro...
...não deixe de ir para Santo André

Santo André é o destino ideal para quem busca sossego da cidade do axé
Divulgação
Santo André é o destino ideal para quem busca sossego da cidade do axé
Difícil acreditar que o vilarejo baiano de Santo André, no município de Santa Cruz da Cabrália, está a apenas 26 km da agitada Porto Seguro. Afinal, basta pegar a balsa que cruza o Rio João de Tiba para encontrar sossego. Este pedacinho do litoral sul da Bahia, com jeito de interior, tem praias semidesertas e de mar calminho. Conta ainda com um resort, o Costa Brasilis, e diversas pousadas charmosas, ideais para ir a dois .

Como chegar: Saindo de Porto Seguro, segue-se pela BR-367 até Santa Cruz da Cabrália. Depois é necessário pegar a balsa até a vila de Santo André. São cerca de dez minutos de travessia.

A praça de São Francisco, em São Cristóvão, foi eleita Patrimônio da Humanidade
AE
A praça de São Francisco, em São Cristóvão, foi eleita Patrimônio da Humanidade
Se for para Aracaju ...
... não deixe de ir para São Cristóvão

Localizado a apenas 23 km da capital sergipana, Aracaju, a pequena São Cristóvão ganhou destaque na mídia e aumento no número de turistas no ano passado. Em 2010, a praça de São Francisco, no Centro Histórico da cidade, foi eleita Patrimônio da Humanidade pela Unesco, integrando a seleta lista de 17 atrações brasileiras com este título. Cercada por casarões históricos e ricas igrejas, a praça é a única expressão no Brasil do traçado urbanístico de origem espanhola. Um passeio por ela é uma verdadeira aula de história longe dos livros.

Como chegar: Partindo de Aracaju, seguir em direção à Universidade Federal de Sergipe, cujo campus fica em São Cristóvão, de lá entre pela SE 04. Ou siga pela BR101, no sentido Sul, e antes de Itaporanga, entre na SE04.

Os passeios de bugue são bastante procurados por turistas de Fortaleza
Danila Bustamante
Os passeios de bugue são bastante procurados por turistas de Fortaleza
Se for para Fortaleza ...
... não deixe de ir para Cumbuco

A maioria dos turistas vem a Cumbuco para passar só o dia, aproveitando que a vila está a apenas 30 km da capital cearense, Fortaleza. Mas há uma grande chance de você se apaixonar por este lugar e não querer mais voltar. O cenário é de praias de areias claras e mar cristalino, jangadas coloridas à beira-mar e muitas dunas. Os fortes ventos que sopram por aqui tornam o local um dos melhores para a prática de wind e kitesurfe. Os iniciantes no esporte preferem se arriscar com suas pranchas nas lagoas, como a lagoa do Banana. Já os mais aventureiros preferem dar suas manobras nas praias. Quem vem só para dar uma esticadinha prefere os passeios de bugue pelas dunas. Crianças e adultos também se divertem descendo estas montanhas de areia de esquibunda, em uma prancha de madeira.

Como chegar: De Fortaleza, a melhor opção é sair da cidade pela Avenida Beira Mar. Daí, continua-se pela CE-090 passando pelas praias de Icaraí, Barra Nova, Tabuba até chegar a Cumbuco.

Ilha de Itamaracá é um refúgio agradável da capital Recife
Flickr/LeRoc
Ilha de Itamaracá é um refúgio agradável da capital Recife
Se for para Recife ...
... não deixe de ir para Ilha de Itamaracá

A 40 quilômetros de Recife, a Ilha de Itamaracá possui praias de águas cristalinas, piscinas naturais, mangues e coqueiros. Tumultuada somente aos sábados e domingos, a “Terra da Ciranda” fica um sossego só durante a semana, um delicioso refúgio para o agito da cidade grande. Separado do continente pelo canal de Santa Cruz, o destino preserva o Forte Orange, palco de lutas entre portugueses e holandeses no século 17. Da praia do Forte é que saem os barcos e jangadas para a Coroa do Avião, uma das atrações mais procuradas em Itamaracá, mas que fica em Igarassu. É um extenso banco de areia em alto-mar com pelo menos uma dezena de bares e restaurantes que abastecem os turistas com cerveja e petiscos .


Como chegar: Para chegar à Ilha de Itamaracá, siga pela BR-101, sentido norte, até o município de Igarassu. Depois, pegue a pista secundária.

Para chegar à faixa de areia é preciso atravessar o Rio da Madre
Felipe Carneiro
Para chegar à faixa de areia é preciso atravessar o Rio da Madre

Se for para Florianópolis...
... não deixe de ir para Guarda do Embaú

Considerada um dos destinos mais bonitos de Santa Catarina, a Praia da Guarda do Embaú fica no município de Palhoça, a 50 km de Floripa. Ideal para quem quer fugir do burburinho da capital, ela encanta turistas pela natureza preservada e a simplicidade do vilarejo. O mar gelado e arredio atrai muitos surfistas e jovens, público predominante no verão. Para chegar às areias, é preciso cruzar o Rio da Madre, que corre paralelo à costa. Se a maré estiver alta, a travessia pode ser feita de barquinho, caso contrário, dá para ir a pé mesmo, com água na altura da cintura.

Como chegar: O acesso é feito pela rodovia BR-101. Ao identificar a placa de sinalização “Pinheira/Guarda do Embaú”, siga pela estrada de terra e vire à direita ao final dela.

Se for para Salvador ...
... não deixe de ir para a ilha de Itaparica

Ilha de Itaparica é cercada de praias de areias claras e mar limpo
Flickr/Jota Freitas
Ilha de Itaparica é cercada de praias de areias claras e mar limpo

Ela está tão perto que é mesmo uma pena não reservar um dia para visitá-la. A apenas 13 quilômetros da capital baiana, basta pegar um ferry boat e em menos de uma hora a agitação terá ficado para trás. Na Ilha de Itaparica, os viajantes buscam sobretudo calmaria nas areias. Sua área é dividida por dois municípios: Itaparica, com seus casarões históricos, e Vera Cruz, com suas belas praias. Da praia de Cacha-Pregos, localizada ao sul, partem passeios de barco pelo “Pantanal Baiano”, uma bela região de mangues, rios e uma fauna exuberante.

Como chegar: Saindo de Salvador, pode-se pegar o ferry boat que sai do terminal de São Joaquim. A balsa para em Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. São 45 minutos de travessia.




Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.