Chapada dos Veadeiros - Goiás

Por Redação iG Turismo

Texto

Declarada Patrimônio Mundial Natural, Chapada dos Veadeiros atrai pelas belas paisagens e trilhas ecológicas

Bruno Coutinho / Flickr
Chapada dos Veadeiros ocupa uma área de 236.570 hectares de belezas naturais

Localizado no norte de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um recanto de belezas naturais e inesquecíveis paisagens. Criado por Juscelino Kubitschek, em 1961, o local ocupa uma área de 236.570 hectares e é administrado pelo IBAMA. Em 2001, a Chapada foi declarada Patrimônio Mundial Natural pela Unesco.

Muitas são as atrações na Chapada dos Veadeiros. A trilha ecológica, por exemplo, é feita em um cenário cheio de vegetação nativa, onde as pessoas podem observar pássaros, insetos e muitas belas paisagens da região. As caminhadas estão entre as principais atividades dos visitantes e elas são feitas nas rotas usadas antes por garimpeiros.

Cachoeiras também não faltam aos visitantes. A Cachoeira Almécega exige uma caminhada um pouco puxada dos aventureiros, mas compensa o esforço com uma paisagem de encher os olhos. Há, ainda, a Cachoeira São Bento, Carioquinhas, entre outras.

O Vale da Lua é um dos lugares mais procurados pelos turistas. Trata-se de um conjunto de formações rochosas que se originaram nas pedras por causas das corredeiras de águas do Rio São Miguel. Ele fica fora do Parque Nacional, a 11 quilômetros de São Jorge, na Serra da Boa Vista, em um vale que pode ser perigoso na época de chuva. Para entrar no Vale da Lua, é preciso pagar uma taxa, mas não é necessário contratar guias.

Como chegar
Para chegar até Alto Paraíso, que ocupa 40% da Chapada dos Veadeiros (60% estão no município de Cavalcante), a forma mais fácil é vir de avião até Brasília (que fica a 260 km do parque). De carro, saindo de Brasília, a saída é pelo norte, em direção a Sobradinho e Planaltina. Oito quilômetros depois de Planaltina, vira-se à esquerda, no trevo, em direção a Alto Paraíso. Na entrada de Alto Paraíso, vira-se á esquerda, também no trevo, rumo a São Jorge. O Portal da Chapada está localizado no km 08, na margem esquerda da rodovia GO 239.

Onde ficar
$ Camping Toca do Katitu
$$ Pousada Paralelo 14
$$$ Hotel Europa

Mais sobre as chapadas:
- O encanto das chapadas
- Apaixone-se pela Chapada Diamantina

Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter

Leia tudo sobre: Chapada dos VeadeirosGoiássozinhotop 10
Texto

notícias relacionadas