Conhecer castelos e palácios pode ser o sonho de muitas pessoas que acompanham contos de fada desde a infância. Na Europa, várias construções abrem visitação ao público que deseja conhecer um pouco mais sobre a história da realeza e entender como eles viviam. Se você deseja entrar no mundo de reis e rainhas, essa é a hora de escolher um para visitar!
Leia também: Perca a Novela conta como é se hospedar em um palácio
Veja seis castelos e palácios recomendados pela Royal Holiday:
Palais Royal, Bruxelas – Bélgica
Depois de cerca de 150 anos da construção, o Palais Royal foi inaugurado em 1934. Todo verão desde 1965, de 22 de julho ao início de setembro, é possível visitar gratuitamente alguns locais do palácio, como a Grande Escadaria, feita em mármore e localizada em uma imensa sala com colunas de pedras, espelhos, lustres dourados e esculturas. Os visitantes também podem conhecer a Sala do Império e a Pequena e a Grande Sala Branca, que formam as Salas de Estado com imensos lustres de cristal, decoração dourada na parede branca e quadros originais de antigos monarcas.
Windsor Castle, Windsor – Reino Unido
Este castelo foi construído por “William, O Conquistador”, no século XI, e fica localizado em Windsor, ao lado de Londres. Ainda é o local que Família Real Britânica reside aos fins de semana e tem várias áreas abertas aos visitantes, incluindo a St George's Chapel, capela real onde estão enterrados os corpos de Henrique VIII e dos pais da Rainha Elizabeth II.
Conwy Castle, País de Gales – Reino Unido
A construção ainda preserva bastante de sua estrutura da época medieval, como a muralha de proteção. Se você decidir subir uma das oito torres da construção, será possível observar o oceano de um lado e a cidadezinha do outro, com o vento gelado batendo nas pedras que sustentam o castelo. Ele foi considerado como um dos melhores exemplos de arquitetura militar europeia dos séculos XII e XIV pela Unesco.
Leia também: 6 lugares para se hospedar no Brasil e no mundo e ter vida de rei e rainha
Château de Versailles, Versalhes – França
O icônico Palácio de Versalhes fica a cerca de 20 quilômetros de Paris. Foi lá que viveram os últimos reis da França, Luís XVI e sua esposa, Maria Antonieta, antes de serem decapitados na Revolução Francesa. O palácio é gigantesco e o jardim – com 800 hectares – contém flores de vários tipos. Os pontos mais famosos do palácio são o Salão dos Espelhos e o quarto de Maria Antonieta, que foi restaurado após a destruição causada pelos revolucionários que invadiram o palácio.
Schloss Charlottenburg, Berlim – Alemanha
Inspirado em Versalhes, o Schloss Charlottenburg, ou Palácio Charlottenburg, em Berlim, é considerado o maior e mais majestoso da cidade e uma grande atração turística. Na sala dos Tesouros da Coroa é possível apreciar, por exemplo, uma insígnia da coroa que foi colocada na cabeça do primeiro rei prússio em 1701 e a caixa de tabaco de Frederick, O Grande, coberta de pedras preciosas. O passeio pelos jardins é gratuito.
Leia também: Castelo do Drácula tem programação especial no Halloween
Hohensalzburg Fortress, Salzburgo – Áustria
O castelo fica localizado no topo de uma montanha rochosa e oferece vista panorâmica de toda a cidade de Salzburgo. Protegido por um forte medieval, cuja construção começou em 1077, o local foi atacado apenas uma vez, em 1525. A visita ao museu que conta a história é gratuita e, dependendo da programação, também é possível assistir a concertos de música clássica.
Agora que você conhece os castelos e palácios, basta escolher um ou mais e colocá-los no roteiro de sua próxima viagem.