Com quase sete décadas de história, o Mercado Municipal de Curitiba
é tradição para visitantes e locais. Além de ponto turístico, faz parte do cotidiano dos curitibanos que passam pelas bancas em busca de hortifruti, cortes de carne, flores e o que mais estiver incluído na lista da feira.
Variedade é o que não falta: são mais de 120 estabelecimentos desde a ampliação realizada em 2010. O Mercadão foi inaugurado em 1958, em meio a uma onda de urbanização na capital paranaense.
Para os turistas, conhecer cultivos típicos do Paraná pode ser um dos atrativos do Mercado, que dispõe também de restaurantes e lanchonetes no segundo pavimento, ótima oportunidade para comer um barreado ou uma carne de onça. Por lá você pode também comprar souvenires e presentes. Outra opção é aproveitar para visitar o Mercado durante um dos festivais anuais realizados no local (mais detalhes a seguir).
Pioneiro dos orgânicos
Em 2009, foi inaugurado o Setor de Orgânicos, que comercializa produtos sem agrotóxicos cultivados por agricultores familiares da região de Curitiba. O Mercado Municipal foi o primeiro no Brasil a criar um espaço exclusivo para os alimentos orgânicos.
O hortifruti é apenas um dos tipos de produtos comercializados nas bancas do Mercado. Há alimentos importados, frutas exóticas, flores, carnes, especiarias, temperos e cereais a granel.
Para os turistas, o passeio é uma boa pedida para levar uma lembrança de Curitiba para casa. O licor de erva-mate com capim-limão, o pinhão fresco e as geleias de frutas da estação são algumas das opções.
Anualmente, o Mercado Municipal sedia festivais com foco na degustação de alimentos e bebidas. Um deles é a Expovinhos
, cuja segunda edição ocorre ainda em setembro de 2024. Visitantes poderão provar diferentes variedades da bebida, oferecidas por mais de 30 expositores.
Continua após a publicidade
Alguns dos Festivais requerem compra de ingresso para acessar um espaço dentro do Mercado, que tem entrada sempre gratuita .
Celebrando pratos típicos do Sul do Brasil, o Festival Gastronômico do Pinhão
oferece pratos especiais preparados com a semente, no mês de junho. Os restaurantes do Mercado disponibilizam um cardápio especial, que inclui, por exemplo, pastel, brigadeiro e massas preparados com pinhão.
Já as peixarias do Mercado são o destaque da Semana do Pescado,
que costuma ocorrer no início do ano, entre janeiro e fevereiro.
O segundo andar do Mercado reúne os restaurantes e lanchonetes que servem opções que vão dos sanduíches a refeições, como o clássico barreado.
Dá para experimentar o alimento típico do Paraná em um preparo inusitado – a Pastelaria Curitiba
, fundada em 1948, oferece um pastel com recheio e formato de pinhão. Também há outras combinações de recheio.
Para quem preferir um lanche mais tradicional, o Café do Mercado
é uma ótima opção. O ambiente, decorado em estilo vintage, homenageia a posição clássica que a bebida ocupa no cotidiano dos brasileiros.
Continua após a publicidade
A Fujii Cozinha Japonesa
não pode faltar no roteiro de quem aprecia comida japonesa. O restaurante serve sushi, lamen, yakissoba, guioza e outras especialidades. O horário de funcionamento vai das 11h30 às 16h de terça a sábado e das 11h30 às 15h nos domingos.
Em setembro deste ano, o Mercado passou a abrir as portas durante o jantar. Por enquanto, o jantar ocorre mensalmente, na segunda quinta-feira de cada mês, apenas no Anarco Restaurante
. A ideia é ampliar o movimento para outros estabelecimentos.
Continua após a publicidade
Os lugares para jantar precisam ser reservados com antecedência, e o restaurante de estilo italiano tradicional tem no cardápio ossobuco de carneiro, polenta, burrata, diferentes tipos de massa e de risoto. O salão abre às 11h e fecha às 16h, de terça a sábado. Aos domingos, encerra o atendimento às 15h.
O Mercado fica na avenida Sete de Setembro 1865, pertinho da rodoviária, que também é o ponto de partida dos trens para Morretes
. De terça-feira a sábado, o horário de funcionamento vai das 8h às 18h. Aos domingos, o Mercado fecha mais cedo, às 13h, e os restaurantes ficam abertos até às 15h. Às segundas-feiras, o Mercado Municipal não abre.