8 passeios para fazer no Rio de Janeiro durante o Rock In Rio

Praias, bares, museus e restaurantes na Zona Oeste, pertinho do Parque Olímpico

Foto: Maurício Brum
8 passeios para fazer no Rio de Janeiro durante o Rock In Rio

Falta pouco para os primeiros shows do Rock in Rio 2024 . O festival ocorre no Parque Olímpico , na Zona Oeste do Rio de Janeiro , com shows distribuídos em duas semanas: dos dias 13 a 15 de setembro e, depois, de 19 a 22 de setembro.

Para quem vai curtir o Rock in Rio e pretende passar a semana na cidade – ou programou uma brecha para descansar entre a maratona de shows – uma boa ideia é aproveitar atrações próximas à Cidade do Rock . Afinal, muitos visitantes acabam se hospedando na região do Parque Olímpico .

Veja, a seguir, oito sugestões de programas na Zona Oeste:

1. Museu do Pontal

A cerca de 20 minutos da Cidade do Rock , o Museu do Pontal é o maior museu de arte popular do Brasil. São cerca de nove mil peças de 300 artistas brasileiros expostas. A sede na Barra da Tijuca foi inaugurada em 2021 e fica em um terreno de 14 mil metros quadrados. Prestigiar a arte nas exposições é só parte do atrativo do local: há ainda uma grande área verde no entorno do museu onde é possível fazer piqueniques na grama ou simplesmente descansar ao ar livre. O museu tem entrada gratuita, mas uma colaboração de R$ 20 é sugerida aos visitantes. Fica na Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Museu do Pontal (@museudopontal)

2. Praia da Barra da Tijuca

Quando se está no Rio de Janeiro , é difícil resistir a pelo menos algumas horas à beira-mar. A praia da Barra da Tijuca é a maior em extensão da cidade: vai até o Recreio dos Bandeirantes . As águas são convidativas e há quiosques e bares na orla – o açaí, o chá mate e os sanduíches da Barraca do Pepê são clássicos cariocas. Também dá para praticar surfe ou stand up paddle em alguns pontos da praia.

Praia da Barra é a maior em extensão do Rio Bruna Prado / MTur/Divulgação

3. Mercado de Produtores Uptown

Na Barra da Tijuca, o Mercado de Produtores Uptown agrada os mais diversos paladares: ou seja, pode ser uma boa opção para grupos de amigos que vão curtir juntos o Rock In Rio . O centro gastronômico tem restaurantes de culinária brasileira – da paraense à mineira – e internacionais – como alemã e peruana. Há música ao vivo e jogos de futebol passando nas televisões. De domingo a quarta-feira, o mercado funciona das 12h às 21h. De quinta-feira a sábado, o horário de funcionamento é das 12h às 23h. O espaço fica na Av. Ayrton Sena, número 5500.

Mercado de Produtores tem opções para agradar gregos e troianos Mercado de Produtores Uptown/Instagram/Divulgação

4. Ilha da Gigoia

Se você tiver um dia livre entre a programação de shows na Cidade do Rock , uma opção é fazer o passeio até a Ilha da Gigoia . A única forma de chegar ao refúgio natural é pegando um dos barcos que saem da estação de metrô Jardim Oceânico ou do shopping Barra Point. A ilha guarda restaurantes e bares, além de ser um bom cenário para curtir um dia de praia, praticar esportes e andar de jet ski. Saiba mais sobre a Ilha da Gigoia aqui.

Continua após a publicidade
O único acesso à Ilha da Gigoia é por barco, saindo da Barra da Tijuca Tukagaspar/Wikimedia Commons

5. Praia do Recreio

O Recreio é reduto dos surfistas na capital carioca. Mas, para quem prefere ficar em terra firme, há vários quiosques para comer e petiscar. Em dias de semana, a praia costuma ser mais tranquila.

6. Bares da Avenida Olegário Maciel

Outra opção é programar uma noite na Avenida Olegário Maciel, a rua mais boêmia da Barra da Tijuca . O Bar do Adão faz parte da história das noites cariocas e é famoso pelo pastel de feijoada. Já a Cervejaria Tio Ruy fornece doze torneiras de cerveja artesanal e petiscos.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tio Ruy { Perfil Oficial } (@cervejariatioruy)

7. Quebra-Mar

A paisagem é o grande atrativo do Quebra-Mar da Barra da Tijuca . A estrutura foi construída em 1944 entre a Praia do Pepê e a Praia dos Amores para proteger a costa das ondas do mar, e proporciona uma ótima vista para assistir ao pôr do sol ou andar de bicicleta.

Continua após a publicidade
Quebra-Mar existe há 80 anos Diego Baravelli/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons

8. Praia da Reserva

A Praia da Reserva é o programa certo para quem busca um ponto mais tranquilo para descansar e recarregar as energias antes ou depois dos shows. A praia fica em uma área da preservação na Barra da Tijuca e costuma ter menos movimento.

Leia tudo sobre Rio de Janeiro

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro

Publicidade