Obelisco de Buenos Aires: agora com novo mirante para avistá-lo

Impopular entre os locais à época de sua construção, monumento se tornou marco da capital argentina

Foto: Maurício Brum
Obelisco de Buenos Aires: agora com novo mirante para avistá-lo

Inaugurado em 1936, o Obelisco se tornou um símbolo de Buenos Aires , mesmo que no início tenha encontrado resistência dos moradores locais. O monumento, talvez o mais famoso da capital argentina, fica na intersecção das avenidas 9 de Julho e Corrientes , no coração da cidade.

As avenidas já eram atração para visitantes – a Corrientes é conhecida como a “avenida que nunca dorme”, com diversas atrações culturais e restaurantes que permanecem abertos até a madrugada – e o monumento tornou o ponto ainda mais icônico.

São 67,5 metros de altura e quase 7 metros de base. O interior do Obelisco conta com uma escada que permite chegar até o topo do monumento, mas o acesso é vetado ao público geral.

História do Obelisco

Apesar de ser famoso entre visitantes e locais, de início o Obelisco gerou controvérsia quanto à sua construção. O monumento foi planejado em homenagem ao quarto centenário da fundação de Buenos Aires .

Continua após a publicidade

No local da construção, havia originalmente uma igreja em cuja torre, a então recém-criada bandeira da Argentina foi hasteada pela primeira vez na capital, em 1812.

O projeto do Obelisco foi tão impopular que, três anos depois de pronto, o monumento ganhou uma ordem de demolição emitida pelos parlamentares. O prefeito da época, no entanto, vetou a decisão, salvando a estrutura que chegou aos nossos dias.

O arquiteto responsável pelo projeto foi Alberto Prebisch, precursor do modernismo na Argentina . Ele também projetou o Teatro Gran Rex , que fica próximo ao Obelisco .

Continua após a publicidade
Obelisco foi erguido em 1936 para celebrar o quarto centenário da fundação de Buenos Aires, efeméride registrada em uma das faces do monumento Iván Rafael Martínez B./Wikimedia Commons

Visita ao Obelisco

Para visitar o Obelisco , basta se dirigir ao cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de Julho . O local é público e pode ser facilmente acessado via metrô. Para quem está hospedado em bairros próximos, o acesso a pé é uma opção.

Frequentemente, intervenções artísticas ocupam a região do Obelisco , e manifestações políticas e culturais também utilizam o espaço como ponto de encontro.

Continua após a publicidade

Quando a Argentina ou os clubes da cidade ganham um título no futebol, o monumento costuma ser o epicentro das celebrações na capital. Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas lotaram as ruas no entorno do Obelisco após a conquista da Copa do Mundo de 2022 pela seleção liderada por Lionel Messi.

Região do Obelisco é epicentro de manifestações políticas e culturais, além de celebrações esportivas. Na foto, argentinos comemoram a conquista da Copa do Mundo de 2022 Gobierno de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires/Reprodução

Se quiser ver o obelisco de camarote, um novo mirante foi inaugurado em 2023 na Avenida Diagonal Norte, entre Cerrito e Libertad. Nesse exato ponto fica o centro de monitoramento da polícia. Basta subir uma escadaria e curtir a vista de cima. É grátis! Veja o vídeo abaixo.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Buenos Aires

Busque hospedagem em Buenos Aires

Continua após a publicidade

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro

Publicidade