Collioure, a vila na França que foi eleita a preferida dos franceses

Charmosa cidadezinha no sul da Occitânia tem praias de água cristalina, vinhas centenárias e ruelas calmas que inspiraram pintores, como Henri Matisse

Foto: Rebeca de Ávila
Collioure, a vila na França que foi eleita a preferida dos franceses

A vila de Collioure , localizada na região da Occitânia, no sul da França , foi eleita pelos franceses como a mais bonita do país. A queridinha da população tem uma paisagem encantadora de praias de cascalho e plantações de vinho com os Pirineus ao fundo.

Collioure concorreu com outras 13 pequenas cidades francesas no programa televisivo The French Favourite Village , uma competição anual que seleciona as vilas mais bonitas do país e abre votação para que os espectadores elejam a sua favorita. O destino na Occitânia foi escolhido por suas construções catalãs à beira-mar e ruas de pedra que inspiraram grandes nomes da arte.

Collioure tem 2,8 mil habitantes Palauenc05/Wikimedia Commons

O que fazer na vila de Collioure

Os pintores franceses Henri Matisse e André Derain fundaram o movimento artístico fauvista em Collioure no começo do século 20 e imortalizaram seu charme em quadros. Picasso, Raoul Dufy, Marc Chagall e Albert Marquet também foram inspirados pelos ares pitorescos da vila.

Hoje, a tradição é preservada em galerias e no Museu de Arte Moderna . A rota Fauvism Trail percorre os lugares que inspiraram os pintores e permite que o público compare as obras de arte com as paisagens reais.

Continua após a publicidade
Vista de Collioure, Henri Matisse, 1905 State Hermitage Museum/Wikimedia Commons

A cidade tem um labirinto de ruelas calmas e coloridas com lojinhas de artesanato, cafés e restaurantes no terraço que dão vista para o Mar Mediterrâneo. Os frutos do mar são o forte da gastronomia em Collioure , especialmente as anchovas.

Pelas manhãs dos sábados e domingos, acontece uma feira de frutas e vegetais orgânicos vendidos pelos produtores na Place du Maréchal Leclerc . Já durante as noites de quarta em julho e agosto, as barracas são montadas em Port d’Avall , onde fica a principal praia da cidadezinha.

Os vinhos também são um destaque em Collioure , mas a produção é pequena. Vale a pena levar uma garrafa antes de ir embora, já que é difícil encontrar os rótulos regionais fora da vila.

Continua após a publicidade
A vila tem tradição pesqueira Txllxt TxllxT/Wikimedia Commons

Um dos símbolos de Collioure é a torre sineira da Igreja Notre Dame des Anges que aproveitou a estrutura de um antigo farol e tem um domo cor de rosa. O Château Royal é outra construção medieval que dá a cara da vila. O castelo é repleto de túneis subterrâneos e foi a antiga moradia do Reino de Maiorca no século 13. Em uma subida de 20 minutos a partir do casarão, é possível conhecer também um moinho do século 14, atualmente utilizado para produção de óleo.

O altar do santuário foi desenhado pelo artista Joseph Sunyer com folhas de ouro e madeira esculpida Peter Wilkinson/Unsplash

Como chegar à vila de Collioure

Estando fora da Europa, a melhor forma de chegar à Collioure é pelos aeroportos de Barcelona , a 200 quilômetros da vila, e o de Toulouse , a 250 quilômetros. É possível pegar um trem de ambas as cidades até o vilarejo: a viagem leva 3h30 saindo da Espanha e quatro horas, da França .

Continua após a publicidade

Saindo de Paris , há duas opções: fazer o percurso de trem em oito horas ou viajar de avião até o Aeroporto Perpignan-Rivesaltes (1h30) e pegar um trem de 20 minutos até a cidadela.

Outras vilas favoritas dos franceses

Na competição The French Favourite Village , o segundo lugar ficou com Mers-les-Bains , em Altos da França. A vila tem casas coloridas com varandas da Belle Époque e um centro de frente para o mar, onde é possível fazer passeios de barco e aproveitar as ondas para surfe.

Mers-les-Bains é um famoso destino de férias de verão francês Zairon/Wikimedia Commons

Villeréal , em Nova Aquitânia, conquistou o terceiro lugar da competição por suas casas com arquitetura enxaimel e charmosos jardins. O mercado no centro da cidade é um dos símbolos da vila. Construído no século 14 com estilo alemão, abriga feiras todos os domingos há mais de 700 anos.

Continua após a publicidade
No centro da cidade, é fácil notar o passado medieval Moreau.henri/Wikimedia Commons

A lista continua com:

4. Deshaies , em Guadeloupe
5. Monthermé , em Grand Est
6. Sallertaine , em Pays de la Loire
7. Ry , na Normandia
8. Gassin , em Côte d’Azur
9. Ile-Tudy , na Bretanha
10. Cléron , em Bourgogne-Franche-Comté
11. Grignan , em Auvergne-Rhône-Alpes
12. Thomery , em Île de france
13. Saint-Dyé-sur-Loire , Centre-Val de Loire
14. Aregno , na Córsega

Leia tudo sobre França

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro

    Publicidade