Em tempos de verticalização das cidades litorâneas, o que mais chama a atenção na orla de João Pessoa são seus prédios com até quatro andares. A capital da Paraíba tem uma legislação que limita a altura dos edifícios na beira-mar e proíbe a construção de espigões.
Por isso, o sol das praias pessoenses é desimpedido e se junta ao visual de coqueiros, areia branca e águas mornas e esverdeadas. Falésias e piscinas naturais também dão as caras por aqui – em Picãozinho e Seixas é possível mergulhar em águas cristalinas quando a maré está baixa.
De Manaíra a Cabo Branco , a orla é conectada por um calçadão muito aproveitado pelos joggers, especialmente os madrugadores. Afinal, em João Pessoa o sol nasce por volta de 5h e se põe perto das 17h.
As praias de João Pessoa costumam estar próprias para banho, mas não custa nada checar os relatório de balneabilidade da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Acesse aqui .
Confira sete praias para conhecer em João Pessoa :
1. Praia de Tambaú
Com águas calmas e mornas e faixa de areia fina e batida na região central da orla de João Pessoa , a Praia de Tambaú é a mais famosa. Por aqui, há coqueiros que contornam o calçadão, disputado dia e noite por conta de seus quiosques e quadras esportivas.
Na ponta esquerda, ficam os principais bares e a Feirinha de Artesanato , uma galeria a céu aberto com 45 lojistas de roupas, acessórios de praia, doces regionais e lembrancinhas. É comum que aconteçam shows e apresentações de forró na orla, além de música ao vivo nos quiosques. Saiba tudo sobre a Feira de Tambaú aqui .
Também é do lado esquerdo que saem os passeios de catamarã para as piscinas naturais de Picãozinho e do Seixas , onde é possível mergulhar nas águas transparentes com peixinhos coloridos quando a maré está baixa. Aprenda a ler a tábua de marés aqui .
A boa infraestrutura da praia e a possibilidade de viajar de catamarã para atrações vizinhas tornam Tambaú uma das melhores regiões para se hospedar em João Pessoa , onde há bons hotéis e movimento que não morre durante a noite.
2. Praia de Cabo Branco
Continuação ao sul da orla de Tambaú , a Praia de Cabo Branco tem areia branca e mais fofa que a de sua vizinha, mas continua sendo pontilhada por coqueiros e barracas que alugam cadeiras e guarda-sóis. Apesar de ter águas escurecidas, o mar de poucas ondas e água morna tem banho liberado.
Assim como em Tambaú , o grosso dos hotéis e restaurantes está aqui e a praia ferve durante a noite com quiosques de música ao vivo e bares movimentados.
Em Cabo Branco , a ciclovia e o calçadão acompanham toda a sua faixa de areia, além de que todos os dias, das 5h às 8h, a avenida na orla tem o acesso de veículos bloqueado para a prática de atividades físicas.
Ao sul da praia, a paisagem é emoldurada por falésias que atingem até 40 metros de altura e estão sofrendo um intenso processo erosivo. O Farol do Cabo Branco , um dos cartões-postais de João Pessoa está aqui. Trata-se de uma construção triangular que representa o “ponto mais oriental das Américas”, onde o sol nasce primeiro no continente.
Acima de uma falésia, está a Estação Cabo Branco , um centro cultural de ciências e arte com projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer. A entrada é gratuita e o acervo é pequeno, mas o visual vale uma parada.
3. Praia do Bessa
Considerada pelos pessoenses uma das mais bonitas da cidade, a Praia do Bessa tem vegetação de restinga, uma bela linha de coqueiros e mar calmo.
Os seis quilômetros de areia são mais frequentados por famílias com crianças, já que a praia está em um bairro residencial e é mais tranquila que as outras. A infraestrutura de barracas é menor que em Tambaú e Cabo Branco , mas para quem procura vida noturna, há bares com happy hour de madrugada.
Carinhosamente apelidada de “Caribessa”, a praia tem piscinas naturais quando a maré está baixa. É possível chegar até elas de stand up paddle, com uma das pranchas alugadas pelas barracas, ou em passeios de barco.
No fim da praia, ao norte, o mar se agita onde começa Intermares , em Cabedelo , e surge um calçadão – no restante da praia, não há avenida beira-mar.
4. Barra de Gramame
A Barra de Gramame é dividida pelo rio de mesmo nome em duas partes com barracas. A paisagem do curso d’água se encontrando com o mar é arrematada pela sequência de coqueiros e falésias ao fundo.
Antes do Rio Gramame desaguar no mar, ele forma uma grande lagoa de águas escuras, por isso é possível tomar banhos em água doce ou salgada por aqui.
5. Praia de Manaíra
Apesar de central, é a praia menos frequentada da orla urbana – a longa faixa de areia é uma boa opção para quem quer sossego. Não há quiosques na orla, então as caminhadas ou passeios de bicicleta na ciclovia são a melhor pedida.
Especialmente aqui, vale checar se o mar está próprio para banho, porque além de agitado, costuma estar turvo. Acesse os relatórios de balneabilidade aqui .
6. Praia de Camboinha
Já no município vizinho de Cabedelo , que costuma ser visitado por quem está em João Pessoa , a Praia de Camboinha está a 15 quilômetros de Tambaú e tem faixa de areia clara com mar tranquilo.
De Camboinha , saem passeios para a Ilha de Areia Vermelha , que só aparece quando a maré está baixa. Em meia hora, os catamarãs chegam ao banco de areia avermelhado com piscinas naturais.
7. Intermares
Também em Cabedelo , Intermares intercala trechos de calçadão e restinga. Diferente das praias de João Pessoa , essa tem mar aberto com ondas fortes, o que atrai os surfistas.
Além dos praticantes de esportes aquáticos, tartarugas marinhas também frequentam o mar: Intermares é um local de desova dos animais. Desde 2002, o Projeto Tartarugas Urbanas, da Associação Guajiru , monitora os ninhos para que elas cheguem às águas em segurança.
Busque hospedagem em João Pessoa
Encontre os melhores voos para João Pessoa
Resolva sua viagem aqui
-
Reserve hospedagem no Booking
-
Reserve seu voo
-
Reserve hospedagem no Airbnb
-
Ache um passeio na Civitatis
-
Alugue um carro