iG - Internet Group

iBest

brTurbo

Brasil e Argentina juntos pelas Cataratas

17/06 - 17:10

Rivais no futebol, países tentam juntos eleger as Cataratas do Iguaçu como uma das novas sete maravilhas do mundo.

Redação iG Turismo


Vai ter muito brasileiro e argentino vestindo a mesma camisa. Calma. Não se trata de futebol. Se nos campos, a rivalidade entre Brasil e Argentina é coisa declarada, as Cataratas do Iguaçu, localizada na fronteira entre os dois países, conseguiram unir os rivais futebolísticos por uma boa causa: sua eleição como uma das novas sete maravilhas da natureza.

Brasileiros e argentinos costumam “brigar” também pelas Cataratas, polemizando sobre qual margem oferece a melhor vista panorâmica das quedas d´água. Mas, desta vez, os moradores de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Puerto Iguazú, na Argentina, estão unidos.

A eleição é organizada pela Fundação New 7 Wonders, a mesma que escolheu o Cristo Redentor uma das novas sete maravilhas do mundo, e vai acontecer em duas etapas.

A primeira etapa já começou e vai até o dia 31 de dezembro, quando serão selecionadas 21 candidaturas, por meio de voto popular na Internet. Esta é a única forma de votar, através do site da eleição, mas os promotores da candidatura das Cataratas do Iguaçu criaram um site para divulgar a corrida pelo título. Somente nos primeiros cinco meses da votação, já foram computados mais de meio milhão de votos.

A partir de janeiro de 2009, começa a segunda fase da disputa, quando as finalistas serão novamente submetidas ao voto dos internautas para a escolha decisiva das novas sete maravilhas da natureza.

A ansiedade brasileira e argentina, no entanto, vai durar até 2010, quando serão divulgadas as maravilhas vencedoras.

Os líderes

Entre as 77 candidaturas que lideram momentaneamente a disputa, figuram três destinos brasileiros. Além das Cataratas do Iguaçu, aparecem em destaque na corrida a floresta amazônica e o arquipélago de Fernando de Noronha.

Nessa disputa, o Brasil larga na frente, já que, pela Argentina, apenas as Cataratas do Iguaçu têm chances de ganhar.

Leia mais sobre: Cataratas do Iguaçu - Sete maravilhas do mundo

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias