Dicas de higiene, comportamento e até alimentação podem fazer com que uma longa e tediosa viagem de avião fique mais segura e agradável . Ao portal The Sun, a ex-comissária de bordo e influencer Jamilla Hardwick dá algumas orientações para quem deseja viajar da maneira mais confortável possível.

1. Leve lenços e alguns produtinhos de limpeza com você
De acordo com Jamilla, limpar a mesinha e a poltrona deve ser um hábito, feito logo no primeiro momento. Ela sugere que os passageiros carreguem consigo lenços umedecidos ou tubinhos de álcool gel, que podem oferecer a garantia de limpeza mesmo em situações com grande fluxo de pessoas.
“Como a troca de vôos é muito rápida, é raro que a equipe tenha tempo de limpar cada mesa, então é melhor se garantir”, diz.
2. Cuidado com as bebidas
Poucos conhecem bem a relação entre altitude e bebidas, mas Jamilla lembra que ela existe. De acordo com ela, pessoas que querem saciar sua sede rapidamente deve evitar a Coca Diet, Light ou Zero, especificamente. O motivo é a pressurização da cabine , que faz com que o gás da bebida fique ainda mais potente, o que não é exatamente saudável dentro do estômago.
Você viu?
Leia mais: 55 viagens curtas para fugir da rotina
Outro alerta que ela faz é que os passageiros evitem bebidas quentes como chá e café, preparados com a água do avião, pois - pelo menos nos Estados Unidos - os canos raramente são limpos. “Perceba que comissários de folga dificilmente pedem bebidas quentes durante o vôo”, diz.
3. Leve seu próprio travesseiro e cobertor
Além do conforto, aqui também falamos de higiene. Jamilla diz que, embora muitos vôos disponibilizem cobertores e travesseiros, não há como saber quão bem eles foram lavados.
Quanto aos travesseiros, ela também diz que é comum a lavagem de fronhas, mas a parte interna do objeto continua acumulando resíduos de cada passageiro . Melhor não arriscar, não é mesmo?
4. Seja gentil com a equipe de bordo
A última e mais importante dica da ex-comissária segue uma regra básica de cortesia: trate bem a equipe de bordo. Isso inclui evitar pedir ajuda com a bagagem , a menos que seja vital, pois além de muito ocupados eles também não serão indenizados em caso de ferimentos no processo. “Dentro ou fora do avião , estaremos mais dispostos a ajudar se você for legal conosco”, diz Jamilla.