Vai viajar de carro? Veja os cuidados para se tomar ao dirigir durante as chuvas de verão
Pexels/Matheus Bertelli
Vai viajar de carro? Veja os cuidados para se tomar ao dirigir durante as chuvas de verão











Você viu?

Para  evitar aglomeraçõesviajar de carro com a família tem sido a melhor e mais segura opção para sair da rotina. No entanto, pegar a estrada  no verão requer cuidados redobrados, já que é nesse período que acontecem fortes chuvas, principalmente no período da tarde. Por isso, é bom seguir normas de segurança . Isaque Bosquete, gerente da Concessionária SPMAR, responsável pelo Rodoanel Sul e Leste, dá dicas para  viajar de carro de forma segura:


1 - Não deixe para descobrir na estrada que algo não funciona

Bosquete diz que os cuidados começam muito antes de ligar o carro. Verifique se tudo está em ordem com as palhetas dos limpadores de para-brisa, lanternas, faróis e luzes de freio antes de sair. "Qualquer problema nestes componentes aumenta o risco de colisão", afirma.

2 - Correr não resolve e os riscos aumentam muito

O especialista afirma que, durante a viagem, é necessário que o motorista tenha total controle do veículo durante uma condição adversa. Por esse motivo, é importante diminuir a velocidade -- abaixo do limite permitido na rodovia. Estar mais devagar evita freadas bruscas. Lembre-se: correr não fará você chegar muito antes ao destino, mas aumenta -- e muito -- os riscos de acidente.

3 - Cuidado com os outros condutores

Certifique-se de que está mantendo uma distância segura do  carro à frente. Bosquete diz que a distância é de, no mínimo, 70 metros. “Isso dá ao condutor um melhor tempo de reação, caso aviste uma freada repentina do veículo à frente”, diz. Evite ultrapassagens ou mudanças de faixa e dirija sempre de forma prudente. Não se esqueça de sempre acionar as setas quando precisar trocar de pista -- isso evita acidentes e multas.

4- Pneus em ordem

Passe no posto antes de viajar e verifique a calibragem (a pressão correta consta no manual ou em algum adeviso colado no veículo). Pneus também precisam estar alinhados e balanceados -- muitas seguradoras oferecem estes serviços gratuitamente para os segurados. Faça um rodízio de pneus a cada 10.000 km. "Pneus carecas deixam o veículo instável e propenso a derrapagens, aquaplanagens e perda de eficiência do freio. Além disso, é multa grave no Código de Trânsito Brasileiro."

5- Em caso de pane

Se seu carro estiver com problemas durante a chuva ou você não está conseguindo guiar, estacione em local seguro, saia do carro e procure abrigo. É importante não permanecer dentro do veículo e evitar as árvores, já que elas não protegem de raios e podem cair durante uma tempestade. Tente postos de gasolina e restaurantes, por exemplo.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários