Após quatro meses de pandemia no Brasil, onde as limitações turísticas ainda são muito fortes, novos hábitos e preferências começam a aparecer nos planos dos turistas. De acordo com dados da pesquisa “Revitalize o seu bem-estar”, da Hoteis.com, as pessoas estão passando a dar preferência por destinos domésticos e com menos aglomeração e começaram a reavaliar a importância de viagens na rotina.


casal na praia
Freepik/reprodução
Florianópolis, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador estão no topo da lista de próximos destinos dos brasileiros


Realizada por meio de entrevistas online entre 15 e 24 de junho, a pesquisa revela que a maioria dos brasileiros (70%) passou a valorizar mais o hábito de viajar após a experiência de confinamento, enquanto metade (50%) afirma que pretende viajar com mais frequência após o afrouxamento das restrições.

Litoral brasileiro em alta

A pesquisa também aponta para um aumento das viagens nacionais no futuro próximo, 47% dos entrevistados escolheria fazer uma viagem pelo Brasil, enquanto 19% preferiria passear em outros países.

Dentre os destinos nacionais, as cidades litorâneas foram as favoritas dos participantes da pesquisa, que disseram pretender viajar para Florianópolis (32%), Fortaleza (29%), Recife (23%), Rio de Janeiro (22%) e Salvador (20%) assim que puderem. Já para viagens internacionais, Estados Unidos (39%), Portugal (36%), Itália (24%) e França (19%) foram os países mais citados pelos brasileiros como próximo destino.

"À medida que o mundo se adapta a uma 'nova normalidade', observamos que o período de isolamento fez com que o desejo de viajar ficasse ainda mais forte. Os resultados da pesquisa vão ao encontro dos retornos que recebemos em comentários e mensagens em nossas redes sociais - todos estão ansiosos para fazer as malas, pegar a estrada e revitalizar o seu bem-estar ", comenta Josh Belkin, vice-presidente de brand da Hoteis.com.

Família e ar livre

Os viajantes também adaptarão os passeios no roteiro das próximas viagens, a pesquisa apontou que 53% dos turistas brasileiros disseram que vão priorizar passeios em família e entes queridos e 46% pretende fazer mais programas ao ar livre. Já quatro em cada vez entrevistados ainda disseram que pretendem evitar locais de grande aglomeração e pontos turísticos famosos na próxima viagem.

A pesquisa também indicou que a maioria dos brasileiros (56%) está animada com a possibilidade de voltar a viajar, apesar de ainda estarem um pouco receosos, e 44% afirmaram que só se sentirão verdadeiramente plenamente confortáveis para uma nova excursão quando a vacina for desenvolvida.

Sobre a pesquisa

A pesquisa "Revitalize o seu bem-estar" foi encomendada pela Hoteis.com e realizada pelo instituto de pesquisas One Poll. As entrevistas aconteceram entre 15 e 26 de junho por meio de questionários online e tiveram a participação de 500 respondentes brasileiros, abrangendo todo o território nacional. Todos os entrevistados eram maiores de 18 anos e realizaram ao menos uma viagem no ano anterior.

    Veja Também

      Mostrar mais