Mesmo com diversas atividades sendo liberadas e o mundo, aos poucos, voltando à normalidade, o setor turístico segue paralisado e companhias aéreas e marítimas ainda seguem incertas sobre quando retomarão as atividades a todo vapor. Mesmo assim, Alexandre Monteiro, sócio da MelhorCambio.com, acredita que esse é um bom momento para planejar sua futura viagem.


planejamento de viagem
Pixabay/Reprodução
Quanto antes você começar a organizar sua próxima viagem, melhor ela será, utilize esse momento ao seu favor



Segundo uma pesquisa do buscador Viajala, 34% das pessoas declararam que a principal preocupação em relação aos planos do pós-pandemia é a própria situação financeira. Já 17% se disseram preocupados com a cotação das moedas estrangeiras quando tudo isso passar. Por isso, o ideal é começar a se planejar agora.

Quando comprar a moeda com a melhor cotação?

Para Alexandre, não há uma melhor hora exata para comprar moeda. O que existe é um bom planejamento. "A melhor hora é aquela que você tem seu dinheiro reservado para isso. Se deixar para a última hora, pode ser que você não consiga comprar a quantidade que gostaria. Isso acontece tanto pelo fato da cotação estar alta ou por não ter reservado a quantidade necessária em reais", diz. 

A dica de sempre, de comprar a moeda do país de destino aos poucos, continua sendo extremamente válida. “Comprar dólar constantemente e antecipadamente faz com que você vá juntando tudo de forma tranquila, organizada e sem desespero. Não compre apenas na véspera, nem deixe para comprar outro dia acreditando que o preço vai melhorar. É aí que mora o perigo”, alerta o profissional.

“Ninguém sabe com certeza qual é a melhor hora para comprar dólar. Por isso, o ideal é agir com uma estratégia inteligente, planejada e precavida. Vá comprando de pouco em pouco, todo mês sem furar. Assim, o preço médio da compra acaba sendo mais baixo do que se você comprasse de uma vez só”, completa Alexandre. 

Organize o roteiro com antecedência

Ele também esclarece que com a constante queda dos juros no Brasil, a tendência é que o dólar se mantenha mais alto. Por isso, uma boa alternativa é viajar para países onde o real é mais valorizado, como países da América do Sul, além de serem destinos mais baratos por estarem próximos ao Brasil.

Definir seu destino e o roteiro da viagem com antecedência pode te ajudar a economizar muito dinheiro, não só com a moeda estrangeira. Para Alexandre, o ideal é começar a planejar uma viagem um ano antes dela acontecer.

Para conseguir fazer tudo isso tranquilamente, a chave é o planejamento, então aproveite esses meses em que ainda não é possível viajar para organizar uma viagem para 2021. Assim, você terá tempo para pesquisar e comprar tudo com calma e será mais fácil de garantir uma viagem mais tranquila.

    Veja Também

      Mostrar mais