Celular, tablete, notebook e carregador portátil são grandes aliados dos turistas. Mas e se eles descarregarem? Já imaginou ficar sem bateria numa cidade do exterior e que não tenha o mesmo padrão de tomadas do seu aparelho? Isso é muito comum com os viajantes desavisados, já que poucos países seguem o padrão adotado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Leia também: Confira dicas para viajar ao exterior e não passar perrengue

tomada arrow-options
Pixabay
Pelo mundo existem, pelo menos, 15 modelos de tomada elétrica diferente

A tomada elétrica de três pinos arredondados (ou dois pinos arredondados) é comum no Brasil e você não irá passar aperto em viagens para outros estados, mas quando o assunto é visitar outro país, a dor de cabeça pode ser grande.

Ao todo são mais de 15 tipos de tomadas pelo mundo e descobrir qual é o que você vai encontrar na viagem vai facilitar e muito sua vida. Pensando nisso, o iG Turismo reuniu alguns dos modelos mais comuns que você irá encontrar por aí.

Confira no infográfico abaixo os países que utilizam cada modelo. Para descobrir é só clicar em cima do desenho:


Como ter todas as tomadas do mundo em uma só?

Se você está se perguntando “preciso comprar um adaptador para cada país que visitar?” A resposta é não. Existem adaptadores universais em lojas de eletrônico e também nas Duty Free dos aeroportos.

Leia também: Qual a melhor forma de levar dinheiro para o exterior e ter uma viagem segura?

O valor para comprar um adaptador de tomada universal vão desde R$ 9,27 (modelos básicos com três tipos de plugs) até R$ 119 (modelos completos com pelo menos seis tipos de plugs). Com todas essas informações é só juntar as malas e curtir o exterior.

    Veja Também

      Mostrar mais