Tamanho do texto

Vai viajar nas férias do fim de ano e optou pelo carro? O iG Turismo foi atrás de dicas para que a sua viagem de carro seja tranquila

As férias de fim de ano estão chegando. Enquanto algumas pessoas aproveitarão para viajar de avião, outras preferem fazer o trajeto de carro e levar a família toda. Mas como planejar uma viagem de carro sem passar perrengue?

Leia também: 5 roteiros pelo Brasil para aproveitar de carro

Para ajudar quem se programou para uma viagem de carro nos próximos meses, o iG Turismo consultou alguns turistas que são “especialistas” no assunto para dar as melhores dicas.

Faça um check-up do veículo

revisão no veículo arrow-options
Divulgação
Fazer uma revisão no veículo é a primeira parte de uma viagem de carro

Essa nem deveria ser uma dica e sim uma obrigação. Antes de qualquer diversão o necessário é a segurança, por isso, antes de fazer uma viagem de carro é essencial realizar uma revisão do veículo .

De acordo com a Dunlop Pneus tudo começa pelos pneus. Veja os os pontos principais de uma checagem:

  1. Calibragem – verificar se a pressão dos pneus está de acordo com a indicada pelo fabricante (importante fazer o processo com os pneus frios);
  2. Alinhamento – garante maior durabilidade aos pneus e é essencial para manter a estabilidade e a correção dos ângulos de suspensão e direção do veículo;
  3. Balanceamento – equilibra o peso do conjunto de rodas, elimina as vibrações do volante e evita o desgaste prematuro dos pneus.

Além disso, verifique também o nível de óleo e água do carro antes de pegar a estrada.

Álcool ou gasolina?

abastecer carro arrow-options
undefined
Conhecer a autonomia do seu carro é essencial para escolher o melhor combustível em viagens longas

É importante conhecer o seu carro antes de fazer uma viagem de longa distância. É mais vantajoso abastecer com álcool ou gasolina? As recomendações gerais é que só vale utilizar o etanol se seu preço equivaler a 70% do preço da gasolina, se for superior a isso é melhor apostar na gasolina.

Especialistas indicam que o consumo de combustível em estrada é menor pela velocidade mais alta e constante, sem trocas frequentes de marcha. Nessas condições, analise a distância do seu destino para verificar o melhor tipo.

Otimize tempo no pedágio

pedágio arrow-options
Divulgação
Filas em pedágios podem causar estresse durante a viagem de carro

Em alta temporada as estradas ficam cheias de turistas e uma das maiores “dores de cabeça” é a fila do pedágio . Para quem utiliza tags para passagem rápida, a viagem pode ficar um pouco mais rápida.

Empresas como a Conect Car, Sem Parar, Move Mais, Veloe, entre outras, oferecem esse tipo de serviço podendo carregar os chips antes da saída ou pagar a fatura após a viagem. É só escolher qual plano se encaixa melhor no seu orçamento e adquirir.

Conforto dentro do carro

viagem de carro arrow-options
Shuttersock
O conforto dentro do carro é a melhor coisa para viagens longas

A jornalista Ana Elisa Teixeira mantem o blog Viagens e Rotas e está sempre na estrada com o marido. Em conversa com o iG Turismo ela revelou algumas dicas que usa em suas viagens para melhorar o conforto dentro do carro. Confira abaixo:

  • Leve cabo para carregar o celular no carro e não ficar sem bateria durante o trajeto;
  • Use roupas confortáveis como calças jeans ou largas e camisetas. Leve um casaco;
  • Leve uma almofadinha para acomodar na lombar durante a viagem;
  • Sempre leve papel higiênico ou lenços de papel para possíveis paradas na estrada.

Quanto às dicas mais pessoais, Ana Elisa lembra das comidinhas durante o trajeto. “Eu sempre levo garrafa térmica de água cheia, que segura a água gelada por 24 horas e dentro do porta-malas levo ou uma garrafa de 1 litro de água ou um galão de 3 litros por garantia. Também levo frutas e snacks de preferência que não façam sujeira no carro”, lembra.

Opte por aplicativos de carona

carona arrow-options
shutterstock
Aplicativos de carona são aliados na economia de combustível e pedágio

Uma sugestão muito válida feita pela jornalista Ana Elisa é utilizar aplicativos de carona para ajudar no gasto com a viagem. Dependendo do caminho escolhido, pedágios podem pesar no bolso. Por isso, dividir com outro turista que esteja indo para o mesmo destino acaba sendo vantajoso para ambos.

Veja abaixo algumas sugestões de aplicativos desse tipo:

  • BlaBlaCar;
  • Beepme;
  • Carona Direta;
  • Carona Phone;
  • Karonas;
  • Moovit Carpool;

Viagem de carro com crianças

carro arrow-options
shutterstock
Crianças até sete anos e meio precisam de cadeirinhas especiais para andar de carro

Segurança na hora de viajar vale para todos os ocupantes do veículo, indo o passageiro no banco da frente ou atrás. Mas quando assunto é crianças, o cuidado precisa ser redobrado.

Segundo considerações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), crianças menores de 10 anos devem viajar no banco de trás. Confira abaixo as regras para o transporte de cada idade:

  • Até um ano: bebê conforto;
  • De um a quatro anos: cadeirinha;
  • De quatro a sete e meio anos: assento de elevação;
  • De sete e meio a dez anos: cinto de segurança no banco traseiro;
  • Após dez anos: pode ir no banco dianteiro, sempre com cinto de segurança.*

E se o meu carro for alugado? De acordo com a Resolução 277 de 2008 do Contran, veículos de aluguel estão dispensados de seguir a “Lei da Cadeirinha”, porém muitas das locadoras de carros oferecem o equipamento de segurança infantil.

Leia também: 7 dicas para acertar na hora de alugar carro em viagem

Andrea Farneda, do blog e podcast  Mari pelo Mundo , é especialista em viagem com crianças e dá algumas dicas para as mamães e papais que levarão seus pequenos em viagem de carro .

  • Consulte o pediatra do seu filho antes da viagem para aprender como minimizar enjoos ou algum mal;
  • Leve água e lanches no veículo;
  • Leve uma muda de roupa para emergências;
  • Não se esqueça de um travesseiro para acomodar a criança, caso ela queira dormir;
  • Tablets ou celular com filmes podem ajudar a passar o tempo em viagens longas;
  • Faça paradas regulares e frequentes.

*informações retiradas do blog MaripeloMundo