Tamanho do texto

País vive manifestações violentas desde o dia 17 de outubro; Procon-SP orienta os turistas que estão com viagens marcadas para os próximos dias

Desde a última quinta-feira (17) o Chile tem vivido manifestações violentas após o aumento do preço da passagem do metrô. Em quatro dias, 1.400 pessoas foram presas e 11 morreram nos confrontos com a polícia local .

chile arrow-options
undefined
Chile sofre com manifestações violentas há quatro dias


A violência crescente está deixando os turistas preocupados. Se você comprou passagens aéreas ou reservou hotel em Santiago ou outros locais no Chile , pode ter sua viagem renegociada com as operadoras de turismo e empresas aéreas, segundo o Procon-SP.

Dada a falta de segurança aos moradores e aos viajantes, o órgão se manifestou por meio de nota nesta segunda-feira (21) a fim de auxiliar os brasileiros que irão viajar para o Chile nos próximos dias.

“Diante das manifestações e protestos políticos que estão acontecendo nos últimos dias no Chile, o Procon-SP , vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, orienta que é direito do consumidor, se for de seu interesse, cancelar ou remarcar as passagens aéreas e pacotes de viagens com destino ao país, sem multa ou qualquer ônus”, diz a nota enviada à imprensa.

Empresas como Gol, Latam e Sky Airline foram procuradas pelo Procon-SP para esclarecer as providências tomadas para os passageiros que queiram cancelar sua viagem , mas ainda não se pronunciaram. Quem estiver no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, durante esta segunda-feira, poderá tirar suas dúvidas com especialistas do órgão.

Leia também: Procon-SP esclarece dúvidas sobre viagens ao Nordeste por óleo em praias

“O turista brasileiro não pode ser prejudicado pela situação e deve ter o seu direito respeitado. É importante verificar com a empresa aérea o status do voo e que o contato seja feito por escrito para que, se necessário, o consumidor tenha documentos para comprovar a tentativa de compor um acordo”, alerta o Procon-SP sobre a situação do Chile .