Tamanho do texto

Maus hábitos de viagem e comportamento dos passageiros são os maiores causados dos atrasos de sono; veja 6 dicas para superar os efeitos

Organizando o primeiro voo com mais de 20 horas de duração no mundo, a Qantas Airways divulgou uma pesquisa nesta sexta-feira (18) em que cita que o “jet lag” (descompensação horária em decorrência da troca de fuso horário) é culpa do próprio passageiro.

Leia também: Jovens são mais afetados pelo 'jet lag', diz médico

jet lag arrow-options
shutterstock
Os jovens são os mais afetados pelo "jet lag"

Segundo a companhia aérea, 500 passageiros foram estudados em voos de longa duração por uma equipe do Charles Perkins Center, da Universidade de Sydney, para analisar os efeitos do “ jet lag ” no corpo humano.

A conclusão do estudo foi que os motivos mais comuns do atraso de sono são causados pelo comportamento dos passageiros e maus hábitos de viagem. O especialista Dr. Yu Sun Bin disse ao The West Australian que a melhor forma de superar o "jet lag" é manter-se ao ar livre sob a luz direta do sol, porém somente “47% dos passageiros se esforçam para fazê-lo”.

Outras observações do impacto do fuso horário no ser humano serão realizadas no voo entre Nova York e Sydney, da Qantas Airways, no Project Sunrise.

E como se livrar dos efeitos do "jet lag"?

Além de apontar o responsável pela causa do "jet lag", a Qantas também informou como você pode evitar esse tipo de problema. As dicas são de especialistas, tripulantes de voo e viajantes frequentes.

1. Evite Álcool

álcool arrow-options
shutterstock
Não é recomendado viajar alcoolizado

Algumas pessoas tem o costume de beber antes de viajar porque tem medo de enfrentar um avião sóbrio. Porém, além da bebida piorar o efeito sobre o corpo ao mudar de fuso horário também pode causar desidratação, dores de cabeça e cansaço.

Leia também: Especialista dá dicas para uma viagem de avião sem problemas

2. Durma no avião

sono no avião arrow-options
shutterstock
É essencial escolher uma boa poltrona para dormir no avião e evitar o "jet lag"

Dormir na aeronave ajuda a diminuir o "jet lag". O especialista em sono, Dr. Breus, disse ao site The Sun que os melhores assentos para relaxar são os próximos da janela, pois você pode “controlar sua exposição à luz”.

Importante: Escolha o mesmo lado do avião que você está acostumado a dormir na cama. Outra dica é chegar ao destino e tirar um cochilo de três horas. Com certeza você irá acordar revigorado.

3. Mude hábitos alimentares

salada arrow-options
shutterstock
Investir em comidas leves é o segredo para o bem estar após voos longos

Para que o corpo se acostume com o fuso horário do destino escolhido, opte por se alimentar na hora do país que está indo e não no horário habitual de sua rotina.

Leia também: 6 alimentos que ajudam a reduzir os efeitos do 'jet lag'

O CEO da Qantas, Alan Joyce, também afirma que fazer refeições leves é uma ótima opção para evitar sobrecarga no trato digestivo durante o voo.

4. Corra

corrida arrow-options
shutterstock
Correr pode ajudar na produção de melatonina, o hormônio do sono

Atividade física é boa para tudo, inclusive para amenizar o "jet lag". Um estudo do The Journal of Physiology aponta que se exercitar em determinados horários pode avançar ou atrasar o relógio biológico, o que pode ajudar a entrar no relógio do destino. Além disso, o exercício à luz do dia ajuda a liberar o hormônio do sono, a melatonina.

5. Use roupas confortáveis

viagem de avião arrow-options
shutterstock
Roupas leves também ajudam a superar o "jet lag"

A melhor maneira de viajar em longas distâncias é utilizando roupas soltas e macias. Invista também em blusas (que você pode colocar e tirar a qualquer momento) e em peças de algodão, para evitar suar.

6. Ajuste o relógio

jet lag arrow-options
shutterstock
Invista em colocar o relógio no horário do destino

Uma comissária de bordo chamada Kara comentou ao jornal The Sun que ajustar o relógio para o horário local, assim que você embarcar, é a melhor maneira de evitar se sentir mal.

Leia também: Comissária revela quais perguntas você não deve fazer numa viagem de avião

E você sabe como a Rainha Elizabeth combate o " jet lag" ? Comendo açúcar de cevada, geralmente na forma de um doce. Isso é o que dizem os tabloides ingleses. Se até a Rainha sofre com a perturbação do sono durante viagens, por que nós não?