A cada três meses a Henley Passport Index monta uma lista com os países que oferecem maior facilidade de viagem para seus cidadãos. E dessa vez, os passaportes de Cingapura e Japão foram apontados como os melhores para viajar pelo mundo sem problemas.
Leia também: Veja os países que exigem visto de turismo aos brasileiros

O que colocou a dupla asiática no topo do ranking mundial de passaporte é o acesso livre a 190 países diferentes sem a necessidade de visto. Em segundo lugar três países estão empatados: Coreia do Sul, Finlândia e Alemanha (188 países sem visto prévio).
Quem caiu no ranking e “fechou” as portas para alguns países foram os Estados Unidos e Reino Unido. Ambos alcançaram a sexta colocação, sua pior média desde 2010.
Na outra ponta da lista da HPI, o Líbano e a Coreia do Norte são os piores passaportes em questão de acessos de visto aos seus cidadãos. Segundo a organização, os moradores podem visitar apenas 39 destinos sem a burocracia das imigrações.
O Brasil aparece em 18º lugar junto com a Romênia – 169 países de acesso sem visto. De acordo com a lista oficial do Ministério das Relações Exteriores, que pode ser consultada no site do Itamaraty, os brasileiros tem livre entrada em 103 países .
Confira a lista do passaporte com mais acessibilidade pelo mundo:
- Japão e Singapura (190 países);
- Finlândia, Alemanha e Coréia do Sul (188);
- Dinamarca, Itália e Luxemburgo (187);
- França, Espanha e Suécia (186);
- Áustria, Holanda e Portugal (185);
- Bélgica, Canadá, Grécia, Irlanda, Noruega, Reino Unidos, EUA e Suíça (184);
- Malta e República Tcheca (183);
- Nova Zelândia (182);
- Austrália, Lituânia e Eslováquia (181);
- Hungria, Islândia, Letônia e Eslovênia (180).