Tamanho do texto

O medo de andar de avião atinge 98% dos passageiros no mundo, porém existem, sim, táticas que evitam o desconforto durante uma viagem

Você com certeza conhece alguém que tem medo de avião. Se ninguém do seu ciclo passa por esse perrengue, então a fobia está em você. Afinal, segundo as estatísticas das empresas aéreas, apenas 2% dos passageiros ficam tranquilos o tempo todo dentro de uma aeronave, da decolagem ao pouso.

medo de avião arrow-options
shutterstock
Somente 2% dos passageiros ficam tranquilos durante um voo

Leia também: 8 mitos e verdades sobre uma viagem de avião

Por esse motivo, o jornal britânico The Sun montou uma listinha de dicas para quem tem medo de avião enfrentar essa fobia e curtir uma viagem com a família ou amigos. Confira abaixo:

Procure cursos de conquista do medo

Você sabia que existem cursos de companhias aéreas que ajudam os passageiros a enfrentarem seu medo de voar ? No exterior as empresas British Airways, EasyJet, SOAR e Virgin oferecem esse serviço aos clientes em seus sites oficiais. Por lá o viajante pode encontrar apoio psicológico e até simulador de voo.

No Brasil alguns empresas oferecem os mesmos cursos, como o Instituto Qualilife, Voe Psicologia, Voar Sem Medo e alguns grupos de terapia coletiva.

Pegue leve na bebida

Como relatado uma vez pelo iG Turismo , na Inglaterra é proibido viajar alcoolizado . Portanto, uma das dicas do jornal britânico é não consumir cafeína ou álcool antes e durante o voo.

Apesar das bebidas deixarem o passageiro mais relaxado, podem causar problemas de saúde ou problemas de comportamento. O ideal é ingerir muita água para evitar a desidratação causada pela pressão do ar.

Tenha com o quê se distrair

Baixar músicas e podcasts em aplicativos pode ser uma boa ideia para distrair enquanto viaja. Opte por músicas calmas. Outra alternativa é levar um livro, um quebra-cabeça ou um dispositivo eletrônico de games para que a mente tire o foco do avião.

Caminhar pelo avião e comer durante a viagem também podem ser distrações para o medo.

Durma no avião

Se você viaja de classe econômica pode encontrar dificuldades na posição para dormir. Porém, é uma saída bem eficaz para quem não quer ficar pensando o tempo inteiro em como está fora do chão, ainda mais em viagens longos.

Aqui você encontra 5 dicas para relaxar e conseguir dormir no avião .

Concentre-se no destino

A última dica do The Sun para quem tem medo de avião é concentrar-se no destino. Pense em quantos dias felizes você irá passar no local para onde está indo, nas experiências novas que irá viver e na emoção da família e amigos em dividir o tempo com você.

Todas essas são dicas, mas se não estiver preparado(a) para enfrentar uma viagem de avião, não o faça. Tenha segurança de que tomou a decisão por livre e espontânea vontade. Fazer o trajeto forçado(a) pode piorar a situação.