Tamanho do texto

O documento para viagens ao exterior é emitido pela Polícia Federal em todo o território nacional e há prazos diferentes entre o normal e o de emergência

Os brasileiros que desejam viajar ao exterior precisam portar um documento de identidade universal, o passaporte. A emissão é feita pela Polícia Federal em todos os estados do Brasil e o passo a passo para tirar passaporte não é tão complicado como se pensa.

passaporte arrow-options
Divulgação/Ministério das Relações Exteriores
Saiba quanto tempo demora para tirar passaporte no Brasil

O primeiro passo para tirar passaporte , para cidadãos nascidos no Brasil, é a separação de alguns documentos que precisam ser apresentados no ato da entrevista com a Polícia Federal como RG, carteira de habilitação, entre outros.

Portando todos os documentos listados no site da PF, o indivíduo precisa realizar um cadastro na Divisão de Passaporte da Coordenação-Geral de Polícia de Imigração. Essa etapa é realizada via internet no site servicos.dpf.gov.br. Esse cadastro gerará uma GRU (guia de recolhimento de receitas da união) no valor de R$ 257,25 - valor de emissão do passaporte em todo território nacional.

Após o pagamento e com o recibo em mãos, o próximo passo é agendar o atendimento nas Superintendências da Polícia Federal . Confira abaixo os principais pontos nas capitais do  Brasil:

Com a entrevista feita, a Polícia Federal dá um prazo mínimo de 06 dias úteis para que o passaporte seja emitido. É claro que imprevistos acontecem e o próprio site da corporação afirma que pode haver divergência de entrega se houver problemas com o maquinário.

Para confirmar que todos os estados cumprem esse prazo, a equipe de redação do iG Turismo telefonou para as 27 Superintendências (26 estados + Distrito Federal) e teve apenas um prazo prolongado. Em Mato Grosso do Sul um viajante pode esperar de 07 a 10 dias para receber seu passaporte. A média dos outros estados varia de 06 a 07 dias úteis.

Com o passaporte em mãos é importante se atentar a data de validade dele. Confira abaixo tempo de validação do documento de acordo com a idade do viajante:

  • 0 a 1 ano de idade incompleto - 1 ano
  • 1 ano completo a 2 anos de idade incompletos - 2 anos
  • 2 anos completos a 3 anos de idade incompletos - 3 anos
  • 3 anos completos a 4 anos de idade incompletos - 4 anos
  • 4 anos completos a 18 anos de idade incompletos - 5 anos
  • 18 anos de idade completos ou mais - 10 anos

O passaporte não tem renovação. Após os 10 anos de uso é necessário realizar todo o processo novamente, como se fosse emitir um novo passaporte.

E o passaporte de emergência?

avião arrow-options
shutterstock
As vezes o tempo é inimigo na hora de tirar passaporte

O passaporte de emergência contempla as pessoas que já passaram pelo cadastro e atendimento no posto da Polícia Federal, mas não podem esperar o prazo mínimo de entrega. Quais situações são aceitas nesse caso:

  • catástrofes naturais;
  • conflitos armados;
  • necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau;
  • para a proteção do seu patrimônio (o que NÃO inclui o mero prejuízo com passagens, hospedagem etc.);
  • por necessidade do trabalho;
  • por motivo de ajuda humanitária;
  • interesse da Administração Pública;
  • ou outra situação emergencial QUE NÃO SE PODERIA PREVER, cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente;

É necessário entregar um comprovante e, mediante aprovação, é só se dirigir à um posto de emissão específica de passaporte de emergência.  Clique aqui e saiba todos.

Leia também: Novo modelo de RG pode substituir a carteira de habilitação?

Todas suas dúvidas sobre como tirar passaporte foram respondidas? Caso tenha mais alguma é só entrar em contato com a Polícia Federal de seu estado ou acessar o site pf.gov.br.