Tamanho do texto

Para tirar fotos de viagem perfeitas, tudo começa com uma dose de paciência

Seja com o celular ou com uma câmera, tirar fotos de viagem para compartilhar com a família, os amigos e os seguidores é algo que não pode faltar durante as férias ou um final de semana fora da cidade onde você mora.

Leia também: Artista mistura desenhos 3D com lugares turísticos e resultado fica incrível

Turista fotografando o Big Ben com o celular arrow-options
shutterstock
Tirar fotos de viagem perfeitas requer cuidado, mas não é preciso ser um profissional para fazer isso

E com os celulares cada vez mais potentes e acessíveis, junto à influência das redes sociais, é difícil resistir à tentação de tirar todas as fotos de viagem possíveis. Mas para conseguir bons cliques, é preciso fazer exatamente o oposto.

Segundo Ricardo Martins, fotógrafo especializado em natureza e criador do Instagram @ricardomartinsfotografo, uma dica de fotografia básica nessas horas é parar e pensar no que vai fazer. "Você tem que ver o que você está fazendo e, aí sim, capturar aquele momento especial através da fotografia", aconselha.

Isso inclui, por exemplo, olhar para os quatro cantos da tela antes de fazer o clique. Com isso, você evitará erros que não podem ser revertidos, como deixar de fora um elemento importante que você viu ou fotografar elementos indesejados acidentalmente.

"Vamos imaginar uma cena: você está no Pantanal e tem um tronco de árvore caído na margem do rio, com uma onça pintada linda deitada nele. Seus olhos se fixam totalmente na onça e você não presta atenção no que está atrás. Você bate essa foto e, quando você vai olhar o resultado, percebe que tinha um saco de lixo gigante pendurado na árvore atrás da onça. Você acabou estragando essa fotografia", exemplifica.

Leia também: Empresa oferece R$ 256 mil para você viajar e tirar fotos perfeitas

5 dicas de como tirar fotos de viagem perfeitas

Mulher olhando desanimada para sua câmera fotográfica arrow-options
shutterstock
Não sabe como tirar uma boa foto de viagem? As dicas a seguir devem resolver os seus problemas de uma vez por todas

Além dessa dica fundamental, Ricardo também compartilhou com o iG Turismo algumas orientações chave para você não errar e aprender definitivamente como tirar uma boa foto , que você pode conferir a seguir:

  1. Use e abuse do modo automático - principalmente para quem não tem muita experiência com os comandos da máquina fotográfica, o modo automático pode ser de grande ajuda. Assim, você pode se concentrar melhor no enquadramento e na iluminação da foto;
  2. Fuja do sol do meio dia - se você depende da luz natural, o ideal é tirar fotos no começo das manhãs ou no final das tardes. "No período das 10h às 15h, evite fotografar, porque é quando a luz estará mais dura, mais feia", explica Ricardo;
  3. Evite fotos contra o sol - virar a câmera para o sol não é uma boa, principalmente para as fotos de viagem. Essa técnica só deve ser utilizada quando você já estiver mais familiarizado com o uso do modo manual da câmera;
  4. Transforme os elementos em formas - "Se você tiver uma montanha, qual é a linha que essa montanha faz?". A pergunta hipotética de Ricardo explica bem como você deve pensar nessa dica de fotografia: tente imaginar a paisagem como um conjunto de formas e, em seguida, experimente maneiras de combiná-las e harmonizá-las em um mesmo enquadramento;
  5. Exercite sua paciência - não saia disparando sua câmera por todo o lado. A quantidade é a inimiga de quem que saber como tirar uma boa foto. É preciso ter calma e deixar que os elementos (principalmente se pessoas ou animais estiverem na sua frente) façam suas coisas naturalmente antes de fazer seu clique.

Leia também: Fotos de viagem! As 10 hospedagens que mais chamam atenção no Instagram

Seguindo esses passos, você pode ter certeza que as fotos de viagem que tirar nas suas próximas férias sairão muito melhores e que sobrará mais tempo para aproveitar o lugar, seja a sós ou acompanhado.