Tamanho do texto

Táticas para identificar bagagem, evitar filas e ter mais conforto na viagem

Na hora de planejar uma viagem, qualquer dica é sempre bem vinda. Principalmente se ela visar o maior conforto em locais ‘desagradáveis’ como aeroportos e rodoviárias.

Leia também: Brasil tem 2 aeroportos entre os 10 melhores do mundo; veja lista

aeroporto arrow-options
shutterstock
Dicas para viajantes em aeroportos podem te ajudar a sobreviver nesse ambientes hostil

Pensando nisso, o tabloide britânico  The Sun publicou 10 dicas para viajantes em aeroportos . Com esses truques você se sentirá mais confortáveis e tirará de letra qualquer problema no pré e pós-viagem. Confira abaixo.

1. Use sempre o controle esquerdo durante a verificação de segurança

Segundo uma pesquisa do PopSugar, um blog estrangeiro de viagem, as pessoas intuitivamente seguem o caminho da direita (devido a grande maioria ser destra) nos terminais e, por essa razão, os postos de controles e guichês da esquerda possuem um volume menor de pessoas.

Então, opte pela esquerda que tem a tendência de ser mais silenciosa e menos agitada.

2. Peça um upgrade gratuito

As companhias aéreas não são bichos de sete cabeças e seus funcionários tem coração. Caso você esteja viajando sozinho em uma data especial, peça educadamente por um ‘upgrade’ em seu voo.

Em alguns casos você pode conseguir uma atualização de voo livre, em outros, pode apenas receber um não. Mas você pelo menos tentou algo melhor.

3. Leve uma garrafa de água vazia

Numa viagem de avião os passageiros podem embarcar apenas com 100 ml de líquido na cabine. Porém, depois de passar pelas revistas e tendo uma garrafa vazia em sua bagagem de mão , é possível pedir para que algum comerciante encha para você ou usar os bebedouros dos aeroportos.

Dessa forma você evita gastar com uma nova garrafa d’água e fica dentro dos padrões de pesagem da companhia aérea.

4. Tire foto do estacionamento

Em alguns casos, quando a viagem não é longa, os passageiros optam por ir até o aeroporto de carro e deixá-lo lá por alguns dias. Para quem é adepto dessa prática, o melhor a se fazer é tirar foto do setor onde você estacionou o veículo.

A final de contas, quem nunca esqueceu onde estacionou? Se isso acontece com frequência quando vamos ao shopping, imagina dias depois de uma viagem relaxante? Previna-se.

5. Tire foto da bagagem despachada

A pior coisa do mundo é ter sua bagagem extraviada ou danificada durante uma viagem. Por esse motivo é importante tirar uma foto do estado de sua mala antes de despachá-la. Caso aconteça algum imprevisto, a imagem pode ajudar a companhia aérea a recuperar seus pertences com mais agilidade.

Leia também: Saiba onde você tem mais chances de pegar o vírus da gripe nos aeroportos

Também é importante identificar sua mala com algo pessoal. Uma fita, um chaveiro colorido e etc. Existem muitas malas iguais numa esteira. Identificá-la com algo diferente pode evitar troca de bagagem.

6. Reserve um voo pela manhã

Para quem tem medo de turbulências, o ideal é marcar voos no período da manhã. Os ventos mais fortes que causam instabilidade geralmente se concentram durante a tarde e a viagem matinal é bem mais tranquila.

Também opte pelos assentos do meio do avião, o bico e o fim do avião tendem a ter mais balanço.

7. Não espere em filas se seu voo for cancelado

Às vezes pode acontecer de seu voo ser cancelado quando você já está dentro do aeroporto. Se isso acontecer, evite ficar na fila da companhia aérea para reservar um novo voo. Por lá terão inúmeras pessoas furiosas e reclamando com a equipe de funcionários.

O melhor a se fazer é utilizar um telefone do próprio aeroporto e ligar para a companhia aérea tentando um reagendamento.

8. Use suas roupas mais pesadas

O controle de peso das bagagens despachadas é muito rigoroso e a multa por excesso é salgada em alguns lugares. Por isso, invista em vestir as suas roupas mais pesadas, porque você não passa por uma balança, certo?

Dessa maneira a bagagem fica dentro do peso determinado pela companhia e você tem a possibilidade de levar as roupas que precisa usar, além de ficar quentinho durante o voo.

9. Use óculos ao invés de lentes de contato

Aos amantes dos óculos uma dica importante. Não viaje de avião com lentes de contato. A tendência é que elas ressequem muito rápido e causem incomodo durante o voo. É mais recomendável (e confortável) usar os óculos mesmo e assim que desembarcar ir ao banheiro e colocar as lentes.

10. Leve os produtos de higiene pessoal do hotel

Em voos muito longos é essencial um kit de higiene pessoal . Como a limitação de 100 ml de líquido nas bagagens é um problema para os produtos que temos em casa, antes de fazer o check-out leve as amostras grátis dos hotéis como loção, enxaguante bucal, sabonete e etc. Os frascos são bem pequenos e podem ajudar em caso de emergência.

Leia também: 10 coisas bizarras já vistas nos aeroportos pelo mundo

Gostou das dicas para viajantes em aeroportos ? Sabe mais alguma que não entrou na lista? Comente abaixo.