Tamanho do texto

Você costuma entrar em pânico só de pensar em viajar de avião? Confira algumas medidas que vão ajudar a relaxar o corpo e ter um trajeto tranquilo

Enquanto algumas pessoas adoram voar, outras já sentem pavor só de imaginar o trajeto. Para quem sente medo e fica sempre inseguro, seguir algumas dicas pode ajudar a relaxar o corpo e a mente e, assim, ter uma viagem mais tranquila – e até mesmo a dormir no avião para que o tempo passe mais rápido. 

Leia também: 7 dicas para evitar imprevistos nas conexões em uma viagem de avião longa

dormir no avião
shutterstock
Para quem quer relaxar e conseguir dormir no avião, algumas dicas podem ajudar, como usar roupas confortáveis

Mas, afinal, o que fazer para dormir no avião e conseguir relaxar? Confira cinco sugestões preparadas pela reportagem do iG Turismo com a ajuda de profissionais da Skyscanner.

1. Faça uma boa alimentação 

Para começar, faça uma refeição leve antes de embarcar, mas coma o suficiente para não sentir fome durante o voo. Há alguns alimentos que podem ser evitados antes e antes e durante o voo como feijão, hambúrgueres, frituras em geral, refrigerante ou cerveja. Em algumas pessoas, leite, farináceo ou alimentos industrializados também podem causar indigestão. 

Durante o voo, o viajante ainda pode sentir mais sede por conta do ar condicionado. Por isso, a dica é consumir água para manter o corpo hidratado. Além disso, vale apostar em frutas, uma vez que elas hidratam. Se puder escolher, prefira a melancia, que é uma opção rica em antioxidantes e água. 

2. Aproveite o espaço disponível

Depois que a aeronave decolar, a recomendação é inclinar o assento o máximo possível e, assim, se acomodar da melhor maneira que conseguir. Para quem quer dormir durante a viagem, a dica é escolher o assento próximo à janela. Dessa forma, não será necessário se incomodar toda vez que o passageiro ao seu lado precisar ir ao banheiro.

Leia também: 10 atitudes que você deve ter na sua próxima viagem de avião para não fazer feio

3. Use acessórios confortáveis 

Para ter um voo menos cansativo, vale apostar em roupas confortáveis, como um moletom, por exemplo. É melhor deixar de lado salto alto, calças mais justas e até mesmo camisas apertadas. Como o clima dentro do avião é mais refrigerado, uma boa opção é usar um casaco e outras peças mais leves, como cachecol e echarpe. Máscara, tampões de ouvido e almofadas para o pescoço também podem ajudar.

4. Ande de vez em quando 

Em voos longos, principalmente nos que têm mais de três horas de duração, os passageiros podem enfrentar uma série de desconforto e ficar inchados caso não façam movimentos por muito tempo. Para evitar esses problemas, a recomendação é alongar os braços e mexer as pernas para conseguir relaxar todo o corpo durante a viagem de avião .

Leia também: Janela ou corredor? O assento escolhido no avião tem a ver com a personalidade

5. Escolha o assento certo

Dados de um estudo realizado pelo Skyscanner indicam que os assentos que estão sobre a asa e próximos ao centro de gravidade minimizam os efeitos de uma possível turbulência. Isso significa que, ao escolher esses locais para sentar, o passageiro conseguirá dormir no avião e ter um sono mais tranquilo. Por outro lado, os viajantes que estiverem na parte posterior da aeronave poderão ter uma viagem um pouco mais agitada.