Tamanho do texto

Fotógrafos profissionais ensinam como tirar a foto perfeita durante a viagem

Cada vez mais, os visitantes procuram por locais bonitos e atraentes para viajar e, dessa forma, conseguir tirar as melhores fotos da viagem. Para se ter uma ideia, uma  pesquisa feita pela Hoteis.com mostra que mais de 40% dos turistas usam as imagens do Instagram como inspiração para decidir o destino da viagem.

mulher na praia
shutterstock
Com algumas dicas, você vai conseguir ter ótimas fotos da viagem e lembrar com carinho de todos os locais que visitou

A boa notícia é que, para fazer ótimas fotos da viagem , o turista não precisa ter uma câmera profissional ou algo similar. Com os celulares, o viajante consegue captar registros incríveis de todos os pontos que desejar. “São práticos, leves e estão sempre disponíveis para fazer a foto no momento em que a oportunidade aparece”, diz Ana Branco, repórter fotográfica do GLOBO.

Confira algumas dicas para ter a foto perfeita

  • Luz exterior

Linguagens e equipamentos diferentes, mas que dependem igualmente do olhar e de algumas regrinhas básicas de fotografia , como se posicionar com o sol às costas, deslocar o objeto da foto para os cantos ou usar algum componente para criar uma noção de perspectiva (como linhas de uma estrada ou montanhas, e pessoas em contraste com a paisagem).

Fotografar nas primeiras horas após o amanhecer e pouco antes do pôr do sol é outra dica importante. Quanto mais perto do meio-dia, mais difícil encontrar um equilíbrio entre luz e sombra. E, em caso de selfies, o recomendável é levantar um pouco o braço, para pegar o rosto de cima para baixo.

Leia também: Fotos de viagem! As 10 hospedagens que mais chamam atenção no Instagram

Outra regra de ouro é aproximar a lente do objeto ou do personagem a ser fotografado. “Em fotos em pontos turísticos , é muito comum a pessoa fotografada estar pequenininha lá no fundo”, avalia a fotógrafa Márcia Foletto, outra integrante da equipe do GLOBO.

“A vontade de mostrar tudo é o caminho para deixar a foto confusa. Costumo dizer aos amigos: ‘Enquadre a pessoa na frente do cenário; e quando achar que já está bom, dê cinco passos para a frente’”, continua.

  • Planejamento é tudo

Mesmo para quem clica apenas por prazer ou vontade de eternizar um momento, planejamento é importante para fazer as fotos da viagem , como defende Custodio Coimbra, também do time fotográfico do jornal.

Leia também: 10 destinos não convencionais que vão valorizar sua selfie durante a viagem

“Uma dica é pesquisar o local antes de viajar, para saber o que dali é realmente único, algo que pertença à cultura local, e que vai render uma imagem interessante. Também vale pesquisar outras imagens já feitas naqueles locais que escolher. Não para copiar, é claro, mas para ver, por exemplo, o posicionamento do sol, como é a luz, que ângulos vale tentar”, sugere.