Tamanho do texto

A fiscalização está mais intensa e, por isso, é preciso ter cuidado com a mala

A partir desta segunda-feira (13), os viajantes que estão com voos agendados nos aeroportos de Congonhas (São Paulo), Salgado Filho (Porto Alegre), Santa Genoveva (Goiânia) e Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro) vão precisar ficar mais atentos ao tamanho da bagagem de mão. Isso porque a fiscalização estará mais intensa.

Leia também: 10 dicas para encontrar passagens aéreas em promoção e economizar

bagagem de mão
shutterstock/Arte iG
Seguir as medidas corretas da bagagem de mão é essencial para evitar ter que despachá-la e pagar uma tarifa extra

A bagagem de mão deve ter 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade. Além disso, deve pesar, no máximo, 10 kg. Caso ela ultrapasse esses padrões, o passageiro será obrigado a despachá-la no momento do check-in e poderá pagar uma tarifa extra pelo serviço, a partir de R$ 59.

Leia também: Bagagem de mão: veja o que pode e o que não pode nas companhias aéreas

Para evitar ter que desembolsar um valor a mais, algumas ações podem ajudá-lo a saber o tamanho exato da sua mala e se ela está dentro do peso permitido – antes mesmo de sair de casa e ir até o aeroporto, onde a surpresa pode acontecer. Quer saber como? Confira as dicas abaixo!

1. Medir com fita métrica ou régua

medir a bagagem de mão
shutterstock
Usar uma fita métrica para medir a bagagem de mão é uma das alternativas disponíveis

Se você tem uma fita métrica - ou uma régua - em casa, elas podem ser usadas para ver as medidas da bagagem . Esse processo, mesmo que seja manual e um pouco trabalhoso, às vezes, ajuda a ter as medidas exatas. Assim, você não corre o risco de ter uma surpresa nada desagradável ao chegar no aeroporto.

2. Contar com a ajuda da tecnologia

Para quem não tem nenhum dos itens citados acima, a dica é utilizar alguns aplicativos , que ajudam a ter uma noção do tamanho da bagagem. Entre as alternativas gratuitas, podemos destacar o app do KAYAK, que logo na tela inicial já oferece a opção de “Meça sua mala.” O Momondo também traz essa possibilidade. Ambos estão disponíveis para iOS e Android.

Leia também: 5 aplicativos de viagem que ajudam o turista a economizar e até ganhar dinheiro 

3. Usar uma balança digital própria

balança para bagagem
shutterstock
A balança portátil para bagagem ajuda - e muito - a saber o peso certo da mala e, assim, não ultrapassar o permitido

Em uma simples busca na internet por “balança digital para bagagem”, por exemplo, é possível encontrar diversos sites que vendem o item. Simples de usar, basta pendurar a  bagagem de mão no gancho, levantá-la e, assim, identificar o peso correspondente. Se passar de 10 kg, já sabe: alguns itens vão precisar ser retirados ou a mala será despachada.