Fazer uma viagem de avião tem seus segredos e regras. Seja a primeira ou a décima vez que você embarca em uma aeronave, por exemplo, sempre dá para melhorar algum aspecto do seu planejamento ou do seu comportamento.

Da organização das suas bagagens ao momento em que você se levanta após a aterrissagem, estas são as 10 principais dicas para melhorar sua próxima viagem de avião . Confira!
Como fazer uma viagem de avião mais tranquila
Caso esteja se perguntando por que é tão importante saber como viajar de avião , lembre-se que seguir essas dicas ajudarão a agilizar o processo de embarque e desembarque, bem como a evitar tumultos e encrenca com os outros passageiros.
1. Respeite o limite de bagagens de mão

A regra é clara: num voo , cada passageiro tem direito a entrar no avião com uma bagagem de até dez quilos e um item pessoal. Então não exceda este limite colocando sacolas, malas etc. grandes demais no compartimento de bagagem, pois isso vai tirar espaço dos outros passageiros.
2. Mochila virada para a frente

Atenção também às mochilas nas costas. “Elas praticamente ocupam o lugar de uma pessoa no corredor do avião. Então, se o passageiro se vira, pode atingir alguém que já está sentado. Se quiser entrar com mochila, é melhor que ela fique virada para a frente”, orienta Gloria Kalil em entrevista à Agência O Globo.
3. Pense no passageiro da frente...

Lembre-se de que na poltrona da frente também bate um coração: o de um passageiro que, como você, pagou pelo bilhete. Saber como viajar de avião significa evitar movimentos bruscos com as pernas, que resultam em joelhadas nas costas do assento, ou toques brutos no monitor de entretenimento de bordo.
4. ... e também no de trás
E não se esqueça também de que na fileira atrás de você há outro passageiro que não merece ficar (mais) apertado na hora de aproveitar o voo. Por isso, sempre retorne a poltrona à posição vertical quando as refeições forem servidas.
Você viu?
5. Dê preferência a quem senta no meio

Uma viagem de avião não precisa de leis para se tornar melhor. Em casos como este, um pouco de bom senso é a solução. Evite usar o apoio de braço da poltrona por toda a viagem. Lembre-se que quem está no meio não conta nem com o apoio exclusivo do corredor nem com o da janela.
6. Espere o avião parar para levantar

Contenha-se quando o piloto anunciar que o avião está prestes a pousar ou que ele já pousou. Enquanto a aeronave não parar completamente, ainda existem riscos de movimentos bruscos do veículo. E, nessas horas, quanto mais gente de pé, mais tumulto vai ter - então faça sua parte e não se levante.
7. Escolha o lugar de acordo com suas necessidades

Se for possível escolher o lugar a bordo, pense nas suas necessidades. Se você é uma pessoa que consegue dormir a maior parte do voo, selecione a janela. Se, por outro lado, for aquele tipo de passageiro que precisa ir com frequência ao banheiro ou se movimentar mais, o corredor é o seu lugar.
8. Respeite os comissários de bordo

Antes de mais nada, os comissários de bordo estão lá para garantir a segurança no voo. Não mexa no celular enquanto eles estiverem dando as orientações para uma viagem de avião segura, e lembre-se sempre de tratá-los com educação e bons modos.
9. Consulte o comissário antes de trocar de lugar

Outra dica para quem quer saber como viajar de avião sem causar contratempos é consultar o comissário de bordo se quiser mudar de lugar para outro assento que pareça vazio.
Afinal, ele pode estar reservado para outro passageiro que tenha enfrentado algum contratempo ou um imprevisto com seu próprio lugar, como poltronas que não reclinam ou um monitor defeituoso.
10. Recorra ao comissário em caso de problemas

Por fim, sempre que tiver algum problema na sua viagem de avião , chame o comissário de bordo. Seja para resolver algo técnico ou para apaziguar uma desavença entre passageiros, você nunca deve tentar "fazer justiça com as próprias mãos".