Tamanho do texto

As praias são os destinos mais procurados para fazer um bate e volta. No entanto, há algumas dicas para que essa viagem seja feita sem problemas

Uma das opções mais práticas para quem quer sair da rotina e descansar um pouco é o bate e volta para a praia, que pode ser sinônimo de diversão e momentos inesquecíveis. No entanto, cuidado nunca é demais, e dar atenção a alguns detalhes pode salvar o passeio.

Família curtindo a praia
shutterstock
Bate e volta na praia pode ser sinônimo de diversão, mas algumas dicas podem melhorar ainda mais o passeio

Tendo isso em mente, o especialista em praias da Almundo (companhias de tecnologia para viagens), Guilherme Rubio,  elaborou oito dicas para quem vai curtir um bate e volta para a praia .

Dicas para um bate e volta para a praia #1: escolher bem o destino

praia do Bonete
shutterstock
Praia do Bonete, em Ilha Bela, só pode ser acessada por trilha e é uma boa ideia para quem busca um lugar mais afastado

A primeira dica é refletir sobre como o passeio na praia será aproveitado: se vai ser com a família ou com os amigos, se o importante é o sossego ou a curtição. Guilherme ressalta a importância de pesquisar com antecedência as atividades que podem ser realizadas no lugar em questão. 

"Entre grupos de amigos, há aqueles que optam por praias mais afastadas , com trilhas e cachoeiras, com atividades esportivas ou até mesmo com bares e baladas", comenta.

"Em família, as mais buscadas são as que oferecem fácil acesso, mais próximas da cidade de origem dos viajantes e possuem boa oferta de hospedagem e lazer para crianças", completa. "Os apaixonados por fotografia podem buscar praias famosas pelo pôr do sol".

Dicas para um bate e volta para a praia #2: cuidado com praias lotadas

praia de Ubatuba
Divulgação
Ubatuba é um destino clássico para os paulistanos, mas costuma ter praias cheias nos feriados

Mesmo que a viagem tenha sido decidida de última hora, uma coisa que pode salvar o passeio na praia de um perrengue daqueles é a escolha de um destino que não seja tão cheio.

"Há praias que são conhecidas por uma concentração maior de banhistas , o que gera cuidado redobrado", afirma o especialista. Buscar praias desconhecidas da maioria pode ser uma boa ideia para alcançar a tranquilidade desejada.

Dicas para um bate e volta para a praia #3: evitar horários de pico

trânsito
shutterstock
Ao fazer um bate e volta na praia, uma dica válida é não pegar a estrada nos horários de pico

"Para viagens às praias, um tema que sempre ganha destaque é o trânsito nas estradas. Quem puder evitar os horários de rush na ida e na volta ganhará preciosas horas", aponta Guilherme. Sendo assim, é importante viajar em horários alternativos, ou ainda contar com a ajuda de aplicativos para obter sugestões dos caminhos menos congestionados.

Dicas para um bate e volta para a praia #4: cuidado com a contaminação

praia com bandeira verde
shutterstock
Geralmente as praias contam com bandeiras para indicar a condição do mar. Verde indica que o mar está limpo

Embora o passeio seja um sinônimo diversão, existem alguns perigos que podem ser evitados. "Cuidado com águas impróprias para o banho", o especialista orienta. É importante buscar pela sinalização que aponta se a praia se encontra imprópria. Além disso, Guilherme também aconselha evitar alimentos crus, que oferecem maior risco de contaminação.

Dicas para um bate e volta para a praia #5: alimentos para a viagem

Mulher pegando uva de uma marmita
shutterstock
Leve lanches saudáveis com você no carro e, assim, evite paradas ao longo da viagem

Mesmo que o viajante tenha escolhido um horário fora do fluxo para encarar a estrada, ainda é válido se preparar para passar algumas horas no trânsito. Sendo assim, uma dica válida é  levar água e alimentos leves para a viagem. Assim, não será preciso fazer uma parada.

Dicas para um bate e volta para a praia #6: segurança do automóvel

casal viajando de carro
Shuttersock
Antes de colocar o carro na estrada é fundamental conferir itens de segurança, roteiro da viagem e mais

Viajar com segurança é imprescindível. E isso já começa no automóvel, levando em consideração o trajeto, que pode ser longo. "Quem for com seu próprio carro, deve checar os principais itens de segurança do automóvel antes de pegar a estrada", afirma Guilherme. Dentre os itens de segurança estão os freios e os airbags, por exemplo.

Dicas para um bate e volta para a praia #7: descartar o lixo com consciência

mulher recolhendo lixo na praia
shutterstock
Lembre-se de recolher todo seu lixo no bate e volta para a praia. O meio ambiente agradece

Um problema que tem atingido a esmagadora maioria das praias é a poluição. Portanto, é de suma importância ter a consciência de não contribuir com esse hábito de deixar lixo na areia ou mesmo no mar. "Não se esqueça de separar seu lixo para ser descartado de forma responsável, sem prejudicar o meio ambiente".

Dicas para um bate e volta para a praia #8: cuidado redobrado com crianças

Criança brincando na praia
shutterstock
Para os que vão fazer bate e volta na praia com os filhos, cuidado nunca é demais

Outra dica para os que vão curtir um bate e volta para a praia é prestar muita atenção nas crianças. "Quem  viaja com filhos pequenos pode procurar praias com mar mais calmo", sugere o especialista.  "Para pais viajando com filhos pequenos, é importante colocar alguma sinalização na criança e prestar sempre muita atenção para nunca perder contato visual", conclui Guilherme.