Tamanho do texto

A ideia do passageiro era trazer boas energias para o voo atirando moedas da sorte da turbina. É claro que essa não é, nem de longe, uma boa ideia

No Aeroporto Internacional de Wuhan Tianhe, na província chinesa de Hubei, um passageiro foi detido por jogar moedas da sorte em uma turbina de avião. A peripécia do homem, identificado pelas autoridades como Xia, fez com que o  voo da Hainan Airlines, que partia para Urumqi, em Xinjiang, atrasasse 40 minutos.

Homem jogando moeda em turbina de avião
Reprodução/Daily Mail/Asia Wire
O passageiro, identificado como Xia, tentou jogar suas moedas da sorte numa turbina de avião, mas acabou preso

Depois de detido, o homem teve de  ficar no aeroporto com as autoridades, enquanto sua esposa e sua filha puderam embarcar no voo e seguiram para seu destino. Ele cumprirá uma sentença de 10 dias preso em Wuhan.

Segundo o tabloide inglês Daily Mail , Xia afirmou à polícia que só jogou as moedas na turbina de avião porque sua sogra insistiu que isso daria sorte e garantiria a segurança da filha dele, que embarcaria seu primeiro voo.

O que acontece quando uma moeda entra numa turbina de avião?

Turbina de avião em aeroporto
shutterstock
Se uma turbina de avião sugasse uma moeda, o resultado poderia ser catastrófico, e colocaria todos em risco

Enquanto o passageiro acabou como o azarado da história, os outros 101 passageiros do voo 7738 tiveram muita sorte de as autoridades terem entrado em ação. Isso porque, de acordo com Ouyang Jie, professor da Universidade de Aviação Civil da China, em entrevista ao China Daily, as moedas da sorte poderiam comprometer seriamente a turbina -  e colocar em risco a vida dos passageiros , inclusive a de Xia e de sua família.

"A turbina de avião pode falhar, perder velocidade, e até parar de funcionar no meio do voo se uma moeda fosse sugada por ela", observou Jie a respeito do problema. Por isso, lembre-se: em hipótese alguma você deve jogar moedas em uma turbina de avião .