Tamanho do texto

Embora não seja proibido no Brasil - desde que as regras da ANAC e das companhias aéreas sejam respeitadas -, o uso do celular no avião não é recomendável, e as autoridades australianas têm um motivo para isso

Os celulares viraram parte integral da vida das pessoas, e nem mesmo durante os voos elas estão dispostas a abrirem mão de seus aparelhos. No entanto, um comunicado da Autoridade de Segurança de Aviação Civil da Austrália (CASA, na sigla em inglês) dá uma razão contundente para que o uso do celular no avião seja evitado: o risco de incêndios.

Leia também: 7 itens que você deve levar na bagagem de mão para evitar passar por perrengues

Usar o celular no avião pode ter consequências devastadoras, especialmente se você deixar ele cair nos vãos do assento
Pixabay
Usar o celular no avião pode ter consequências devastadoras, especialmente se você deixar ele cair nos vãos do assento

O risco surge, segundo o comunicado oficial do órgão, quando os aparelhos móveis caem nos vãos entre os bancos. "Smartphones podem cair nos mecanismos dos assentos da aeronave e serem esmagados quando os bancos forem reclinados", informa a instituição. Assim, uma coisa tão simples quanto usar seu celular no avião pode colocar a vida de todos em perigo.

Isso porque, de acordo com a CASA, quando o assento esmaga o aparelho, há a possibilidade de se "danificar a bateria de lítio do celular, podendo causar superaquecimento e, eventualmente, um incêndio". No comunicado, a recomendação da autoridade para evitar isso é que os passageiros nunca movam seus assentos caso derrubem seus celulares.

Leia também: Guia para a primeira viagem de avião

A política brasileira com relação ao celular no avião

No Brasil, você pode usar o celular no avião, desde que ele esteja no modo avião e dentro das normas da companhia aérea
Pixabay
No Brasil, você pode usar o celular no avião, desde que ele esteja no modo avião e dentro das normas da companhia aérea

No entanto, isso não quer dizer que os aparelhos celulares sejam expressamente proibidos. Tudo depende das políticas internas das empresas e dos países. No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) permite o uso de celulares no modo avião nos voos de quatro companhias aéreas nacionais, desde 2015: a Gol, a LATAM, a Avianca e a Azul.

Essa decisão resultou de um lento processo e atendeu às demandas tanto dos passageiros como das empresas de aviação. Porém, fica a critério de cada empresa de aviação como lidar com o celular nos voos. A recomendação da ANAC é que eles sejam colocados na bagagem de mão , nunca despachados - assim como no caso de joias, laptops e outros itens de valor.

Ainda assim, é importante ter em mente o aviso da CASA a respeito dos perigos de se usar o celular no avião . Ao tomar mais cuidado com seus itens de valor, você prevenirá acidentes e tornará a viagem mais confortável para todos.