Tamanho do texto

Quando você tiver que ligar para a companhia aérea e falar "perdi meu voo", esses são os procedimentos que você tem de fazer para resolver a situação

Imprevistos acontecem a todo momento no mundo das viagens aéreas . Às vezes, é porque o voo atrasa por algum problema técnico ou por causa de uma fila longa para o check-in. Mas também é possível que o passageiro tenha que confrontar a seguinte questão: "perdi meu voo. O que eu faço agora?".

Fique tranquilo. Lamentar perdi meu voo não é a única coisa a se fazer quando o avião partir sem você a bordo
shutterstock
Fique tranquilo. Lamentar perdi meu voo não é a única coisa a se fazer quando o avião partir sem você a bordo

Cada companhia aérea tem uma política de reagendamento e reembolso para situações em que o cliente precisa alterar a data de sua viagem ou tenha que exclamar " perdi meu voo " para o mundo.

Mas com essas dicas, você saberá exatamente o que fazer quando perder o seu voo, em algumas das principais companhias aéreas no Brasil - Gol, LATAM, Azul e da Delta Airlines.

Perdi meu voo da Azul

Quando chegar para a companhia aérea e falar perdi meu voo, não se esqueça de ver as tarifas para remarcar seu voo
shutterstock
Quando chegar para a companhia aérea e falar perdi meu voo, não se esqueça de ver as tarifas para remarcar seu voo

Se você vai viajar de Azul, no caso de não comparecimento, terá de pagar uma taxa de R$330 para voos domésticos sob tarifas regulares e tarifas imperdíveis. Se você quiser pegar um avião em seguida, terá de pagar a diferença tarifária também.

Assim, caso suspeite que não vai conseguir chegar a tempo ou não possa de jeito nenhum comparecer, tente remarcar ou cancelar o voo . Nas tarifas regulares, o custo é de R$250 via mobile/site e de R$300 via aeroporto/call center.

Já para os voos domésticos com tarifa imperdível, o custo sobe para R$275 e R$330, respectivamente. Esta categoria não é reembolsável. Já a regular permite reembolso de até 60% da tarifa, e a categoria Y permite 5%.

Perdi meu voo da Delta Airlines

É preciso saber com quem falar perdi meu voo. Algumas companhias, como a Azul e a Delta, permitem que você use aplicativos para remarcar seus voos. Outras, como a LATAM, exigem que você ligue para a central ou se dirija a uma loja
shutterstock
É preciso saber com quem falar perdi meu voo. Algumas companhias, como a Azul e a Delta, permitem que você use aplicativos para remarcar seus voos. Outras, como a LATAM, exigem que você ligue para a central ou se dirija a uma loja

A Delta, em seu site, alerta que alterações para voos num período de 24h antes ou depois da decolagem não podem ser feitas na classe econômica básica, e custarão a partir de R$75 para passagens não reembolsáveis ou da categoria FLEX.

Os cancelamentos são levemente diferentes neste período: embora voos da classe econômica básica continuem não reembolsáveis, há uma cobrança entre R$200 e R$500 para o cancelamento de passagens não reembolsáveis. As passagens FLEX são inteiramente reembolsáveis.

Leia também: Comissária de bordo dá 5 dicas de como evitar que um voo seja estressante

A diferença da Delta Airlines em relação às outras está na política de cancelamento sem riscos num período de 24 horas após a compra das passagens. Durante essa brecha, mudanças de voo só cobrarão a diferença de tarifa e os cancelamentos são gratuitos.

Como a Delta avisa em seu site, a companhia pratica a sobrevenda de passagens (ou seja, vende mais assentos do que a capacidade do avião, para substituir passageiros que não aparecerem).

Se você se encaixa neste tipo de passagem, será realocado sem custos pela companhia aérea , caso não consiga vagas no voo que tiver comprado.

Perdi meu voo da Gol

Para nunca mais ter que pensar perdi meu voo, fique de olho no relógio. Algumas companhias permitem alterações nos voos até poucas horas antes do embarque, e você só tem de pagar a diferença de tarifa, dependendo da sua passagem
shutterstock
Para nunca mais ter que pensar perdi meu voo, fique de olho no relógio. Algumas companhias permitem alterações nos voos até poucas horas antes do embarque, e você só tem de pagar a diferença de tarifa, dependendo da sua passagem

Para quem for voar com a Gol, é preciso se lembrar das diferenças entre voos nacionais e internacionais. Nos primeiros, passagens Max estão isentas de cobranças por não comparecimento.

Para as Plus e Light, será cobrado o valor de R$300 ou então o valor integral da tarifa. Já no caso das Promo, será cobrado o valor integral da tarifa. Já para os voos internacionais, existem algumas mudanças.

A classe Premium Economy continua isenta, enquanto as categorias Plus e Light devem pagar US$120 (R$468), ou o valor integral da tarifa. Já os passageiros Promo não têm escolha: devem pagar 100% da tarifa.

Por isso, a companhia recomenda que quaisquer cancelamentos necessários sejam feitos com antecedência, para evitar contratempos para ambas as partes. Caso você queira embarcar em outro voo, terá de arcar com as diferenças tarifárias que existirem.

Perdi meu voo da LATAM

Nunca mais diga perdi meu voo na vida. Além de reagendamentos, as companhias aéreas se dispõem a te reembolsar
shutterstock
Nunca mais diga perdi meu voo na vida. Além de reagendamentos, as companhias aéreas se dispõem a te reembolsar

Os passageiros da LATAM que perderem um voo devem ligar imediatamente para a companhia, ou comparecer a uma de suas lojas nos aeroportos e agências LATAM Travel. Fazendo isso, podem pedir alteração da viagem ou reembolso, respeitando a validade da passagem e as tarifas correspondentes ao bilhete aéreo.

Os números aos quais os clientes podem pedir ajuda são 4002-5700 (para as capitais) e 0300 570 5700 (todo o Brasil). Estes são os telefones da Central de Vendas, Fidelidade e Serviços da companhia, que reitera seu respeito por todas as normas e regulamentações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Se você quiser alterar sua passagem no dia do embarque, tem até três horas antes da decolagem para tal. Tenha em mente que para cada tarifa (Promo, Light, Plus e Top) será cobrado um valor diferente para a remarcação do voo, bem como para o reembolso no caso de não comparecimento ou algum outro problema .

Estes são os procedimentos das grandes agências de viagens que operam no Brasil. Então, da próxima vez que pensar " perdi meu voo ", basta lembrar das orientações desta reportagem para sair sem - ou quase - nenhum arranhão do processo.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.