Tamanho do texto

Adotar algumas prática na hora de arrumar a bagagem é o segredo para uma viagem mais tranquila e sem estresse; veja as dicas da personal organizer

Com as férias se aproximando, a dúvida para quem vai viajar é sempre a mesma: como arrumar a bagagem ? “Fazer a mala de viagem é um momento crítico para muitas pessoas. Como a maioria deixa para fazer isso de última hora, acaba incluindo itens desnecessários e de qualquer jeito, fazendo com que as roupas fiquem amassadas e impossibilitando a organização da bagagem durante a viagem”, fala a personal organizer Aline Delavy.                   

Ter uma mala de viagem bem organizada é o segredo para um passeio mais tranquilo e sem estresse
shutterstock
Ter uma mala de viagem bem organizada é o segredo para um passeio mais tranquilo e sem estresse

De acordo com a profissional, para arrumar a mala de viagem é fundamental para gerar um espaço extra e ainda possibilita que o viajante não perca tempo durante o passeio procurando por determinada peça de roupa que nem se lembra de levou ou não.

Para quem está se preparando para organizar a bagagem para as viagens desta temporada de férias, a personal organizer dá algumas dicas para se organizar de forma mais eficiente.

Leia também: Como planejar uma viagem? Dicas para hospedagem, passagens, documentação e mais

Regras gerais para arrumar a mala

Arrumar a mala alguns dias antes da viagem é o mais indicado para evitar levar itens desnecessários para o destino
shutterstock
Arrumar a mala alguns dias antes da viagem é o mais indicado para evitar levar itens desnecessários para o destino

Aline indica que para uma viagem longa, o ideal é começar a preparar a bagagem alguns dias antes da data de partir. Ela também recomenda investir em alguns itens organizadores de bagagem, não só para ajudar no momento de arrumar as bagagens, mas para auxiliar durante o passeio também.

Sacos a vácuo, por exemplo, são bastante práticos e economizam um espaço valioso. “Use-os principalmente em viagens para regiões de frio para casacos volumosos que não amassam”, recomenda a personal organizer. Aline também ensina colocar tudo dentro de saquinhos de pano. “Não deixe nada solto, pois assim você evita perder itens dentro da bolsa”, completa.

“A regra geral para arrumar a mala é: tudo que é pesado, como a nécessaire, vai no fundo e na parte de baixo, perto das rodinhas. Assim, eles não amassam o resto. No topo e na superfície, coloque o que for mais leve”, finaliza.

Leia também: Bagagem - 5 coisas para levar e 5 para deixar em casa

Compondo a mala

Adotar algumas técnicas na hora de arrumar a mala de viagem é o segredo para deixá-la mais leve e espaçosa
shutterstock
Adotar algumas técnicas na hora de arrumar a mala de viagem é o segredo para deixá-la mais leve e espaçosa

Aline também deu dicas detalhadas de como organizar a bagagem passo a passo para deixa-la mais leve e espaçosa. Confira:

  • Sacos a vácuo

Coloque os casacos grandes e que não amassam em sacos a vácuo e distribua sobre o fundo da bolsa. Inclua também as bolsas que você pretende usar durante a viagem.

  • Calças

“Estenda as calças, deixando as pernas para fora da bolsa. Isso evita que elas fiquem marcadas em algumas áreas”, recomenda.

  • Saquinhos para roupas

De acordo com a profissional, esta é uma ótima maneira de organizar a bagagem. Use-os para separar famílias de roupas, como: pijamas, lingerie, blusinhas, camisetas, saias, moletons e shorts.

  •  Sapatos

Aline explica que os sapatos devem ser colocados em sacos individuais, com ou sem a meia dentro. "Tudo deve ficar em um formato meio quadrado, com um salto para cima e outro para baixo", ensina. Uma ideia é colocá-los nas laterais da bolsa, forrando toda a parede. 

  • Laterais

“Em seguida, é hora de preencher as laterais com todos os itens que não amassam. Encontre os buracos e vá acomodando biquínis, lingerie, meias, cachecóis, luvas, toucas, cintos, roupas de dry fit, etc., tudo armazenado em sacos de pano”, fala.

  • Pernas das calças

Após preencher todas as laterais, você deve dobrar as pernas das calças que ficaram para fora, “abraçando” todo o conteúdo da bagagem. “Abotoe o elástico da bolsa”, orienta.

  • Roupas delicadas

“Por cima de tudo, disponha as roupas que mais amassam, que geralmente são os vestidos, saias, blusinhas delicadas, como as de cetim”, finaliza sobre como arrumar a mala .