Tamanho do texto

Muita gente acredita que colocar papel higiênico no assento sanitário é mais higiênico, mas, na verdade, o ato acaba expondo a mais bactérias; entenda

Geralmente, utilizar um banheiro público é uma experiência desagradável, principalmente pelas más condições em que ele é deixado pelas pessoas que o usaram anteriormente. Em um banheiro de avião – ou até mesmo em aeroportos – a situação pode se repetir. Com isso, na tentativa de deixar o local mais limpo e confortável para uso, o papel higiênico é usado para cobrir o assento do vaso sanitário.

Leia também: Descubra como cada signo reage em uma viagem de avião 

Vai usar banheiro de avião? Veja por qual motivo você não deve forrar o assento com papel higiênico
shutterstock
Vai usar banheiro de avião? Veja por qual motivo você não deve forrar o assento com papel higiênico

O problema é que, ao contrário de proteger o corpo dos germes, forrar o espaço deixa a pessoa ainda mais exposta ao perigo em um banheiro de avião . Isso porque o papel higiênico é projetado para ser absorvente, o que o torna um lugar ideal para as bactérias se agarrarem.

Por outro lado, os assentos sanitários são planejados para repelir os germes desagradáveis, pois sua forma e superfície lisa dificultam o acúmulo de bactérias . “Na verdade, o topo de um assento é muito mais limpo do que a maioria das pias de cozinha”, revela Philip Tierno, professor do departamento de microbiologia da NYU Langone Medical Center, em entrevista ao "Mirror".

Leia também: Comissária de bordo dá 5 dicas de como evitar que um voo seja estressante 

Fato é que, a cada descarga, as bactérias fecais podem se disseminar pelo ar. Dessa forma, podem aterrissar facilmente no rolo, especialmente quando está localizado junto ao lavatório. E, ao contrário do que se imaginava, o tipo de bactéria encontrado em privadas morre relativamente rápido, de acordo com o especialista.

De toda forma, a melhor opção para evitar entrar em contato com bactérias desagradáveis é lavar as mãos de forma adequada. “Por 20 segundos, com sabão e por baixo das unhas”, ensina Tierno. Ele também aconselha a usar uma toalha de papel para abrir a porta, se puder. “O dispensador de toalhas e a maçaneta da porta estão altamente contaminados", finaliza Tierno.

Andar descalço pelo banheiro de avião? Nem pensar!

Comissários de bordo recomendam usar calçados e evitar ir ao banheiro de avião descalço; entenda o motivo
shutterstock
Comissários de bordo recomendam usar calçados e evitar ir ao banheiro de avião descalço; entenda o motivo

Em voos de longa distância , muitos viajantes aproveitam para tirar os calçados e andar pela cabine com os pés descalços. Infelizmente, andar por aí sem calçado pode trazer consequências desagradáveis.

Na rede social Reddit, comissários de bordo alertaram que, em 90% dos casos, o líquido encontrado no chão do banheiro de avião é, na verdade, xixi – e não água, como muitos pensam. “Os sanitários costumam ser absolutamente repugnantes e são limpos profundamente apenas no final do percurso”, alerta um deles.