Pesquisa indica que tipos de passageiros mais incomodam durante um voo, mas algumas dicas podem ajudar a evitar situações bem desagradáveis
O comportamento dos passageiros durante uma viagem de avião afeta todos os que estão em volta, por isso, é preciso ficar atento para não ser aquela pessoa que irrita os demais passageiros . O primeiro passo é entender o que incomoda os viajantes brasileiros, e, para chegar a uma conclusão, o site de viagens Expedia fez uma pesquisa e dá dicas de como não ser o passageiro que incomoda no voo .

De acordo os dos dados da pesquisa, o que mais incomoda em uma viagem de avião são os passageiros que ficam chutando o assento da frente. O cheiro de chulé é outro fator desagradável que foi mencionado. Os pais que não cuidam dos filhos e as pessoas que ouvem música alta também costumam irritar as pessoas que estão no voo. Confira o ranking:
- Chutador de assentos (50%);
- Passageiro super aromático (45%);
- Os pais desatentos (40%);
- Aqueles que não respeitam o espaço alheio (35%);
- Os que falam alto ou escutam música alto (30%).
Como evitar probelmas em uma viagem de avião

O problema é que, às vezes, sem perceber você pode ser um desses passageiros que tornam a viagem de avião desagradável, então é preciso ficar atento a algumas dicas de etiqueta para respeitar o espaço do outro, assim a viagem fica mais prazerosa para todos.
» Passageiros que chutam o assento da frente

Levando em conta os dados da pesquisa, os brasileiros não suportam quem fica chutando o assento da frente. Isso geralmente acontece quando a poltrona da aeronave está reclinada e sobra pouco espaço para quem está atrás se mexer. Segundo a pesquisa, 42% dos passageiros reclinam o assento somente na hora de dormir, 38% se o voo tiver mais de 3 horas e cerca de 35% dos brasileiros reclinam o assento assim que é permitido pela tripulação.
Claro que você não deve deixar de reclinar a poltrona, isso serve para dar conforto ao passageiro, tanto que só 4% dos brasileiros acreditam que reclinar o assento é uma falta de consideração com o passageiro que está atrás. A dica é só seguir umas regrinhas de etiqueta, como se colocar no lugar do outro e só abaixar a poltrona quando necessário, deixar ela reta na hora das refeições e, se chutar sem querer o passageiro da frente, peça desculpas.
» Passageiros que tiram os calçados e as meias no avião

Para ficar mais à vontade em uma viagem de avião, muitas pessoas tiram os calçados, mas como o lugar é fechado, o cheiro de chulé pode ficar mais evidente, tanto que isso é a segunda coisa que mais irrita os brasileiros, e cerca de 90% dos entrevistados globais que participaram da pesquisa concordam com isso.
Ficar confortável durante o voo não é algo simples, então a sugestão é tirar apenas o sapato e continuar com as meias, mas se perceber um cheiro de chulé volte a colocar o sapato, e jamais coloque os pés no encosto do assento da frente – lembre que chutar o passageiro da frente não é bacana.
» Passageiros que não prestam atenção nos filhos

Na terceira posição do ranking de irritações no voo, estão os pais que são desatentos. Vale ressaltar que não há problema algum em ter crianças no avião e que realmente não é uma tarefa simples deixar os pequenos tranquilos durante o voo, pois os bebês podem chorar quando sentem algum desconforto e as crianças maiorzinhas podem ficar entediadas com facilidade. Para ajudar a tranquilizar a criançada, basta ficar atento nestas dicas:
- Rotina é tudo – escolha voos nos horários em que as crianças normalmente dormem. Assim, elas chegam mais descansadas ao destino;
- Foco na preparação – para as crianças, não pode faltar nada, então o ideal é fazer uma lista para não esquecer nada;
- Parada estratégica – se o destino for muito longe, aproveite uma das conexões para tentar dormir em um hotel;
- Alimentação – leve lanches para as crianças e verifique se a companhia aérea oferece refeições específicas para os pequenos;
- Conforto é essencial – quanto mais confortável e funcional for a roupa, melhor para os pequenos. Não esqueça que com crianças sempre pode acontecer acidentes, então leve uma troca de roupa;
- Bagagem de mão – seja estratégico e use essa mala para colocar coisas usuais que você pode precisar;
- Fone de ouvido – muitas vezes, o fone de ouvido distribuído no avião não é adaptado para crianças, então leve um de casa, pois aparelhos eletrônicos costumam entreter os pequenos.
» Passageiros que invadem o espaço alheio

Aquele passageiro que não sabe respeitar o espaço do outro e fica passando toda hora “por cima” do outro para ir ao banheiro costuma incomodar quem está ao lado. Uma solução simples é conversar com a pessoa que está ao seu lado e dizer que ela pode te chamar caso precise ir ao banheiro e você esteja dormindo. Um simples gesto de gentileza pode fazer toda a diferença.
» Passageiros que ouvem música em alto volume

Mesmo com o fone de ouvido, quando a música está muito alta dá para ser ouvir o que o passageiro ao lado está escutando, atrapalhando quem está ao lado querendo ler, dormir ou ouvir alguma outra coisa. Fora isso, tem gente que ouve as coisas no alto-falante, atrapalhando ainda mais. A dica é sempre usar o fone em uma altura razoável, pois mais de 30% dos brasileiros consideram irritante quem ouve música no avião em alto volume.
Caso o passageiro que está ao seu lado não esteja respeitando seu espaço, converse educadamente e peça para diminuir o volume.
A pesquisa teve como foco a viagem de avião, mas também contou com algumas perguntas sobre hospedagens e também indica o que mais incomoda os viajantes na hora de reservar um hotel. Confira o ranking:
- Percevejos;
- Camisinha usada;
- Cheiro de cigarro;
- Mau cheiro.
Fora isso, um ambiente sujo é o principal motivo para solicitar a troca de quarto, e a maioria dos viajantes admite esconder itens de valor quando saem da hospedagem ou não deixam esse tipo de objeto no quarto. E você, o que te incomoda em uma viagem de avião e em uma hospedagem?