Tamanho do texto

Pesquisa aponta quais são as preferências na hora de escolher a hospedagem

Por mais desprendido que seja, todo viajante tem suas preferências na hora de escolher uma hospedagem . Para você, por exemplo, o que realmente importa ao fazer a reserva de hotel? Wi-Fi grátis, ar condicionado ou um café da manhã farto? Tudo isso costuma ser muito bem analisado, tanto que, segundo pesquisa realizada pela Booking.com, 35% dos brasileiros acreditam que verificar a descrição da hospedagem é de extrema importância na hora da escolha.

Ao fazer reserva de hotel, os turistas brasileiros dão bastante importância ao café da manhã que é oferecido no local
shutterstock
Ao fazer reserva de hotel, os turistas brasileiros dão bastante importância ao café da manhã que é oferecido no local


As preferências dos viajantes costumam variar de acordo com a nacionalidade, mas algo que todos os turistas prezam na reserva de hotel é escolher uma hospedagem que ofereça segurança. Tirando isso, as preferências mudam conforme a nacionalidade: enquanto 45% dos turistas ao redor mundo estão preocupados em encontrar comodidades com ar condicionado, 68% dos brasileiros buscam saber se o café da manhã do local é ótimo.

Depois do café da manhã , os viajantes estão preocupados com ar condicionado no quarto (61%), se a equipe é profissional e solícita (57%), se tem Wi-Fi grátis (50%) e se a equipe fala o mesmo idioma (48%). Para os australianos, por exemplo, o café da manhã só é importante para dois a cada dez australianos, e o ar condicionado chama atenção de 45% dos turistas que saem de lá, enquanto para 66% dos norte-americanos isso é muito importante.

O Wi-Fi gratuito é o sonho de consumo da maioria (51%) dos turistas da Nova Zelândia, e os japoneses, que possuem fama de tecnológicos, dão mais valor ao ar-condicionado (60%) do que ao próprio Wi-Fi (36%). Por outro lado, quase metade dos dinamarqueses (49%) escolhem comodidades avaliando se possuem o sinal gratuito de internet.  

Outros detalhes avaliados pelos brasileiros em uma hospedagem são estacionamento gratuito (47%) e se tem minibar (46%). Confira a lista das principais comodidades escolhidas pelos turistas nacionais:

  • Café da manhã delicioso – 68%
  • Ar condicionado – 61%
  • Equipe profissional e solícita – 56%
  • Wi-Fi grátis – 50%
  • Equipe que fala meu idioma – 48%
  • Estacionamento grátis – 47%
  • Minibar – 46%
  • Piscina – 39%
  • Informação turística disponível facilmente – 39%
  • Restaurantes – 35%

Procurando referências antes da reserva de hotel

Antes de fazer a reserva de hotel, os turistas costumam pesquisar e ler as avaliações feitas por outros viajantes
shutterstock
Antes de fazer a reserva de hotel, os turistas costumam pesquisar e ler as avaliações feitas por outros viajantes

Após olhar tudo o que uma hospedagem oferece, a primeira atitude da maioria dos turistas é analisar as 'avaliações de outros viajantes' antes de fazer uma reserva, tanto que um terço dos viajantes globais (33%) considera essa uma das informações mais importantes antes de bater o martelo e escolher uma hospedagem .

Os brasileiros, russos e coreanos são os turistas que gastam mais tempo procurando opiniões. Cerca de seis em cada dez viajantes dos países citados preferem consultar pelo menos outro turista antes de fazer uma reserva de hotel . Já os japoneses, mexicanos e suecos não dão muita importância para esse tipo de avaliação e preferem se basear apenas na descrição das comodidades e em outras informações relevantes.