Tamanho do texto

O viajante Flávio Fusco já esteve em mais de 20 países e explica como é possível gastar menos em viagens, sejam elas nacionais ou internacionais

O desejo da maioria dos turistas é viajar mais e gastar menos , isso pode parecer algo impossível, mas o ator e apresentador Flávio Fusco garante que não. Ele já viajou para mais de 20 países e, hoje, comanda o canal no YouTube #FuicomFusco, no qual compartilha com outros viajantes como é a experiência de conhecer vários destinos, além de dicas de como viajar economizando.

Flávio Fusco já esteve em mais de 20 países e agora dá dicas aos viajantes de como viajar economizando  e aproveitando
Divulgação
Flávio Fusco já esteve em mais de 20 países e agora dá dicas aos viajantes de como viajar economizando e aproveitando


Segundo Fusco, pode parecer clichê, mas a palavra- chave para viajar economizando é: planejamento. "Quando você se organiza e prepara tudo com antecedência, a chance de ter algum imprevisto é bem menor, justamente por já deixar tudo claro: qual o roteiro, quanto de dinheiro precisa levar para o destino, idioma e qual a melhor estação do ano para ir", explica.

Planejar não é algo complexo, mas quando começam os preparativos para uma viagem, muitas dúvidas passam a surgir, que vão desde como arrumar as malas até questões mais burocráticas, como trocas de moedas e a necessidade de passaporte, seguro-viagem e vacinas.

"A cada dia, procuro deixar mais claro possível os segredos e dicas, muitas vezes em formato de passo a passo, para que todos que me acompanham possam se orientar, para justamente não correrem o risco de ter uma viagem com sustos e imprevistos", afirma o apresentador que listou cinco dicas para ter uma viagem tranquila e econômica. Confira:

1. Organize tudo

O apresentador lembra que quando se faz as coisas com antecedência a chance de acontecer imprevistos é menor, pois tento tudo organizado, o turista estará preparado para as possíveis coisas que pode acontecer no local que irá visitar.

2. Estude o destino

Outra dica de Fusco é pesquisar sobre o destino, leia o que ele oferece e o que pode encontrar por lá. Ter informação prévia é fundamental para você não ser pego desprevenido, principalmente quando envolve gastos, seja com taxas, comida, transporte ou hospedagem.

3. Reserve seu dinheiro aos poucos

Não esqueça que, independentemente se o destino é nacional ou internacional, você precisa levar dinheiro para gastos pessoais durante a viagem. O ideal, para Fusco, é reservar um pouco por mês, assim fica mais fácil. Para viagens internacionais, ele indica ir trocando a moeda também aos poucos para evitar uma alta variação do câmbio , garantindo uma média de cotação vantajosa.

4. Faça um seguro viagem

seguro viagem não é um gasto a mais , o apresentador explica que é um investimento baixo que evita muitos problemas, pois inclui cobertura de gastos relacionados a problemas saúde e também extravio de bagagens. A contratação do seguro é simples e pode ser feita em uma agência de turismo, diretos com as seguradoras ou ainda com operadoras de cartão de crédito, sendo que muitas oferecem o benefício gratuitamente, então antes de pagar pelo seguro verifique a categoria do cartão.

5. Esteja aberto ao novo

Fugir um pouco dos destinos turísticos mais populares pode garantir que você consiga viajar economizando . Para isso, é preciso, além da pesquisa, ter a mente aberta para conhecer novas culturas e fazer amizades. Fusco aconselha experimentar algo que nunca imaginou comer, fazer algo que acredita que não tem coragem e assim por diante, pois a viagem ajuda a pessoa a se superar e garante experiências que dinheiro nenhum paga.