Tamanho do texto

Montando a sua própria viagem, você cria um roteiro personalizado, fica em uma hospedagem que tem tudo o que você procura e ainda economiza

Organizar uma viagem sozinho é possível, mas pode ser algo trabalhoso, já que é necessário levar muitos detalhes em consideração. Além de planejamento e atenção, é fundamental pesquisar bastante antes de fazer uma reserva ou fechar com uma companhia aérea. Ainda assim, todo o esforço de planejar viagem vai valer muito a pena quando você perceber que conseguiu fazer algo personalizado e do jeito que sempre sonhou.

Leia também: Confira cinco dicas para planejar uma viagem de casal repleta de romance

Planejar viagem sozinho pode ser bem mais simples do que você pensa, basta seguir alguns passos simples antes de ir
Shutterstock
Planejar viagem sozinho pode ser bem mais simples do que você pensa, basta seguir alguns passos simples antes de ir


Além de atender suas vontades, fazer tudo por conta própria faz com que uma boa grana seja economizada, já que não é preciso contratar um serviço externo. Ficou empolgado para planejar viagem dos sonhos sozinho, mas não sabe por onde começar? Confira um passo a passo elaborado pela APRIL Brasil Seguro Viagem e organize tudo de forma simples:

1. Escolha o destino

Invariavelmente, este precisa ser o primeiro passo, mas ele nem sempre é fácil. Nesse momento, o importante é considerar o que você procura. Você pode optar pos destinos que estão em alta ou procurar algum que combine com seu estilo – podendo ser praia, campo ou centros urbanos. Uma dica é sempre buscar indicações, seja de amigos ou em grupos de viajantes nas redes sociais. Não deixe de pesquisar mais detalhes sobre todas as possibilidades para ter certeza de que o local é a sua cara.

2. Monte o roteiro de atrações

Depois de escolher o destino, é hora de explorar tudo o que ele tem a oferecer. Primeiro liste os principais lugares e atrações turísticas que tem vontade de visitar. Caso vá viajar com outras pessoas, inclua seus parceiros de viagem para opinarem na programação.

Após definir as atrações, crie um cronograma para cada dia da viagem com todos os detalhes, como a forma de deslocamento. Procure mapas dos transportes públicos e veja se não é mais vantagem alugar um carro.

3. Determine a data da viagem

Antes de programar os dias que sairá de férias, busque saber qual o melhor período para visitar o destino que você escolheu, assim você não corre o risco de você se deparar com excesso de chuva, secas ou até furações – dependendo do local.

É importante determinar a data da viagem e ver o que acontece no destino nessa época e como é o clima por lá
shutterstock
É importante determinar a data da viagem e ver o que acontece no destino nessa época e como é o clima por lá


Para economizar, use o sistema de alerta das companhias aéreas e sites especializados em busca de passagens aéreas, pois eles avisam quando há promoções e os preços caem. Caso seja uma viagem de avião, não se esqueça de determinar como fará o trajeto entre o aeroporto e o hotel.

Leia também: 9 dicas para viajar com idosos sem preocupação e com muita diversão

4. Analise as opções de hospedagens

A principal dica para sair satisfeito é não ignorar o perfil do viajante e o estilo da viagem. Dependendo do destino, você pode alugar uma casa de temporada ou usufruir de toda a mordomia de um hotel cinco estrelas ou ainda conhecer pessoas novas em um hostel com uma pegada mais moderna.

Não se esqueça de dar preferência para as hospedagens com fácil acesso ao transporte público ou as atrações que quer conhecer. Também veja os comentários de outros viajantes sobre o local em sites confiáveis, porque fotos costumam enganar.

5. Defina os lugares para comer

Escolha previamente alguns lugares para fazer as refeições e também use aplicativos para facilitar a viada na viagem
shutterstock
Escolha previamente alguns lugares para fazer as refeições e também use aplicativos para facilitar a viada na viagem


Encontrar restaurantes que agradem o paladar de todos os viajantes nem sempre é uma tarefa simples, por isso, faça uma pesquisa prévia de lugares para fazer as principais refeições –leve em consideração seu itinerário.

É importante considerar as indicações, preços justos e se possui certa variedade para agradas quem estiver viajando com você. Também é legal conhecer lugares que contam com pratos típicos, assim a imersão cultural é ainda maior.

6. Contrate um seguro viagem

Se você quer viajar com tranquilidade para o exterior, não deixe de contratar um seguro viagem . Pode parecer besteira, mas ele costuma ser uma luz em caso de emergências fora do país. Além de assistência médica, é possível receber indenizações em variadas situações, como extravio de bagagem ou interrupção da viagem.

Antes de embarcar, veja as condições gerais do seguro para ter claro o tipo de serviço que está sendo contratado e não ter surpresas desagradáveis quando estiver no destino.

Leia também: 5 dicas para planejar uma viagem de casal repleta de romance

7. Use e abuse dos aplicativos

A viagem dos sonhos pode ser facilitada com o auxilio da tecnologia, já que os viajantes dificilmente desgrudam do celular. Sendo assim, aproveite para fazer o download de aplicativos que podem ser úteis durante a viagem.

Há apps de previsão do tempo, tradução de idiomas, indicação de restaurantes e hotéis, mapas, para chamar táxi, entre outras opções. Basta procurar, baixar, usar no processo de planejar viagem e durante os dias que estiver conhecendo o destino.