Tamanho do texto

Há opções para encontrar passagens aéreas e acomodações mais em conta e também para montar os roteiros turísticos e encontrar lojas e restaurantes

Viajar é tudo de bom, mas fazer o planejamento não é muito divertido. Porém isso é necessário, já que o ideal para economizar é analisar todos os detalhes para fazer a melhor escolha e definir bem o itinerário. Para isso, antes era necessário visitar várias agências de turismo e fazer cotações, mas a tecnologia veio para facilitar as coisas e muitos aplicativos de viagem podem te ajudar nessa parte burocrática.

Leia também: Apps podem deixar a sua viagem ainda melhor

Saiba quais são os aplicativos de viagem que ajudam a planejar todos os detalhes e ainda faz com que você economize
shutterstock
Saiba quais são os aplicativos de viagem que ajudam a planejar todos os detalhes e ainda faz com que você economize


Para se ter uma ideia, as vendas mundiais de viagens digitais chegaram a cerca de US$ 612,91 bilhões em 2017, tendo um aumento de 11,7% comparado a 2016, como indica um estudo feito pela eMarketer. Com esses dados, estima-se que até 2021 esse aumento continuará e pode chegar a US$ 855,07 bilhões. Nesse mesmo ano, a maioria dos pacotes serão comprados por smartphones ou tablets em aplicativos de viagem .

Na América Latina, o Brasil é o país líder em termos de vendas totais online e se você quer entrar nessa onda tecnológica, veja quais aplicativos você pode ter em seu celular, segundo o Voopter:

1. Voopter

O app é uma ferramenta gratuita para você comparar os preços de passagens aéreas. Possui uma versão para celular e outra para web. Ao fazer a pesquisa, você pode comparar os preços de diversas companhias aéreas e para isso basta informar o destino atual e o de origem e escolher as datas que pretende viajar. Também é possível fazer filtros escolhendo os horários e aeroportos favoritos e também se deseja um voo com ou sem escala.

Se preferir, ainda há diversos outros apps desse estilo no mercado, como Booking, Trivago, Hotel Urbano e outros. Eles também fazem comparações de preços de passagens aéreas e hospedagens e facilitam na hora da escolha pelo pacote que cabe em seu bolso. 

2. Maps.me

Esta é uma opção ótima para quem ama viajar. O principal intuito é mostrar mapas precisos das cidades, mas, além disso, o app também é indicado para montar roteiros turísticos, pois traz amplas informações de ruas, bairros e indica as distâncias entre os lugares. A melhor parte é que você pode usar o Maps.me em modo off-line, algo ótimo, visto que nem sempre você terá internet disponível e mesmo se tiver, você não precisará gastar seus dados móveis.

Leia também: 6 apps e sites que podem evitar o estresse do viajante

Os aplicativos no celular ajudam na hora de fazer uma viagem a fazer roteiros turísticos
shutterstock
Os aplicativos no celular ajudam na hora de fazer uma viagem a fazer roteiros turísticos


3. Yelp

Para poupar, é bom escolher analisar os lugares que vai comer ou fazer alguma compra. Usando o GPS do celular, o app se torna um guia que irá te ajudar a encontrar serviços e estabelecimentos na região em que estiver e todas as sugestões são baseadas na opinião de outros turistas e moradores locais. Outra facilidade é que você pode filtrar a busca por distância, preço e ainda encontrar lugares que com ofertas. 

4. TripIt

Se você busca deixar tudo em ordem e organizado para a viagem, não deixe de baixar o Triplt. O app ajuda a aliviar as preocupações burocráticas que se tem na preparação da viagem. Com ele, você pode checar os horários de voo, rastrear reservas, procurar endereços e coletar informações importantes do itinerário que vai fazer – feito automaticamente e enviado para o e-mail do usuário. Esta é outra opção que além de ajudar, pode ser utilizado de forma off-line.

5. TripAdvisor

Na hora de escolher a hospedagem, a melhor coisa é saber o que as pessoas que já estiveram lá dizem sobre o local. Este app é conhecido por ser uma rede de compartilhamento de informações que reúne fotos, avaliações, depoimentos de outros viajantes. Além de dessas informações, é possível fazer a reserva pela própria plataforma, ou seja, tudo pode ser feito em poucos passos.

Leia também: Economizar é possível! Veja 7 dicas para juntar dinheiro e viajar

Todos esses aplicativos de viagem indicados para facilitar os trâmites do passeio estão disponíveis para os sistemas iOS e Android.