Tamanho do texto

Especialista dá dicas de como acalmar e distrair os pequenos durante o voo

Durante as férias escolares de final de ano, é comum os pais planejarem viajar com os filhos. Porém, fazer uma viagem com crianças de avião pode ser algo bem complicado. Os pequenos são mais ansiosos e a empolgação para chegar ao destino é tanta que eles podem ficar agitados e os adultos, preocupados e cansados.

Leia também: Descubra como cada signo reage em uma viagem de avião

Tomando alguns cuidados, a viagem com crianças se tornará muito mais tranquila
shutterstock
Tomando alguns cuidados, a viagem com crianças se tornará muito mais tranquila


Também não é nada fora do normal a mão ou o pai terem medo de voar e isso também torna o trajeto bem mais complicado. Para ter uma viagem com crianças mais tranquila, as psicólogas e fundadoras da VOE Psicologia, Fernanda Queiroz e Paola Casalecchi, listaram algumas dicas que vão ajudar os pais a curtirem esse momento com os pequenos sem preocupação:

1. Gerencie seu medo

Caso tenha medo, tenta não passar isso para seu filho. As crianças copiam o comportamento dos adultos que estão ao redor delas e os pais são as principais referências. Segundo as especialistas, é fundamental que você não demostre que tem receio de voar de avião. A maioria das fobias é desenvolvida na infância e é comprovado que 15% das crianças que têm pais fóbicos mantêm esse comportamento na fase adulta.

2. Converse com a criança

Conversa é a base de tudo, por isso, prepare a criança para o que está por vir, principalmente se ela já fala e entende o que você está dizendo. Pense que todos têm medo daquilo que não conhecem e isso é o que gera a ansiedade.

Caso seja a primeira viagem de avião do pequeno, explique os procedimentos, como funciona o serviço de bordo, a importância do cinto de segurança e por aí vai. Também é bacana mostrar fotos do avião e garantir que há uma equipe de profissionais para ajudar no que for preciso.

Leia também: Celular pode fazer um avião cair? Veja 8 mitos e verdades sobre viagem de avião

3. Chegue cedo ao aeroporto

As crianças costumam adorar ver os aviões em pousos e decolagens, por isso, é bom chegar mais cedo ao aeroporto para mostrar as aeronaves para elas. Fora isso, você pode fazer tudo com mais tranquilidade - usar o banheiro e até comer alguma coisa antes de embarcar.

Antes de embarcar, prepare jogos e outras coisas que possam distrair os pequenos
shutterstock
Antes de embarcar, prepare jogos e outras coisas que possam distrair os pequenos


4. Diversão a bordo

Fala a verdade, se já é entediante para os adultos passar horas sentado na poltrona esperando a aeronave aterrissar no destino, imagina para as crianças. Para que o tempo passe mais rápido, organize jogos, livros e brinquedos e use tudo isso para distrair o pequeno durante o trajeto. Vale lembrar que algumas companhias contam com aeronaves que disponibilizam filmes e videogame.

5. Abrace seu filho

A criança precisa se sentir segura e é você quem deve passar isso para ela. Na viagem, abrace, dê colo ou fique de mãos dadas com o pequeno passageiro. Esses gestos de afeto ajudam a acalmar os filhos, especialmente os que são menores.

6. Alimentação

Cuidar da alimentação é algo importante, portanto veja com a companhia se você pode embarcar com frutas e bolachas que façam parte da alimentação da criança, pense que talvez eles não gostem do que será servido no avião. Caso o pequeno ainda mama no peito, não se intimide e o amamente, isso ajudar a acalmá-lo e até evitar dor de ouvido durante o pouso e a decolagem.

“Mas, se nenhuma estratégia funcionou e a criança ficou com medo durante o voo, o ideal é tirar o foco, falando de outros assuntos, como, por exemplo, como será legal a viagem, os lugares que irão conhecer, etc. Os pais também podem orientar a criança a respirar, pois a respiração lenta e profunda ajuda a diminuir a ansiedade”, finaliza Paola.

Leia também: Confira 5 dicas para relaxar durante uma viagem de avião

Seguindo essas dicas, a viagem com crianças se tornará ainda mais divertida e prazerosa.