Tamanho do texto

Trabalhar nas horas vagas e vender produtos que você não usa mais são algumas formas de economizar dinheiro para a viagem dos sonhos

Viajar é uma experiência incrível, mas que também gera um custo financeiro relativamente alto, por isso, é comum voltar para casa com algumas dívidas e parcelamentos realizados que serão pagos por um longo período. Para evitar estes transtornos e ter mais tranquilidade e segurança, é importante economizar uma boa quantia de dinheiro antes mesmo de começar a planejar a viagem.

Leia também: Veja como juntar dinheiro para viajar sem depender do valor do dólar

É possível economizar para fazer uma viagem com algumas dicas
shutterstock
É possível economizar para fazer uma viagem com algumas dicas

A ViajaNet preparou algumas dicas para ajudar a economizar o dinheiro da viagem que você está sonhando. Veja:

1. Elimine as dívidas

Organizar as contas é o primeiro passo para se preparar para os custos da viagem, como hospedagem em passagens aéreas. Se você não tiver dívidas, já está em vantagem.  A maioria das pessoas possui alguma pendência financeira e, se esse também for seu caso, a dica é fazer de tudo para quitá-las o quanto antes e começar a planejar sua viagem.

2. Trabalhe nas horas vagas

É impossível guardar dinheiro se você não tiver uma renda. Conseguir um emprego de meio período ou como freelancer são ótimas opções para conseguir um dinheiro extra. Você pode trabalhar parte do dia como vendedor ou motorista particular – e contar com a ajuda dos aplicativos que conectam prestadores de serviços e clientes. Encontrar uma atividade remunerada no estilo home office também pode render uma grana que fará diferença na hora de ir viajar.

3. Coloque à venda o que não utiliza

Quem não tem objetos que não usa mais parados em casa? Uma maneira de conseguir algum dinheiro a mais é os colocando à venda. Pode ser desde aquela máquina fotográfica ultrapassada, passando pelo aparelho de videogame encostado, até as roupas que não combinam mais com seu estilo. Você pode anunciar os produtos em sites especializados em vendas de produtos usados ou até mesmo em seu perfil em uma rede social.

Leia também: 5 dicas para gastar menos dinheiro durante a viagem

4. Corte gastos supérfluos

Você paga por algum serviço que usa pouco? É a hora de cancelá-lo. A TV por assinatura e o serviço de streaming de música podem ser cancelados para te ajudar a gastar menos e aproveitar melhor o tempo livre. Que tal se dedicar a outras atividades que não custam nada, ou quase nada, como ler um livro ou optar por fazer reuniões em casa com os amigos ao invés de ir para a balada ou para um bar? Você vai sentir a diferença no bolso.

5. Pare de fazer refeições fora de casa

Pode até parecer que custa pouco comer um lanche fora de casa mas, se feita com frequência, a prática pode ter um custo alto no final de cada mês. Além de ser mais saudável, preparar e levar a própria comida é uma excelente opção para deixar de gastar com self-services e fast-foods durante a pausa do estudo ou do trabalho. Nos fins de semana, reunir-se com amigos ou fazer um jantar romântico em casa pode ser mais divertido, confortável e econômico.

Leia também: Brasileiros pretendem viajar muito mais em 2018, diz pesquisa

6. Evite compras desnecessárias

Pense muitas vezes antes de investir seu dinheiro em algum item que pode não ser tão necessário. Pergunte sempre a si mesmo: eu realmente preciso disso? Uma coisa ou outra precisará ser adquirida, mas coloque na balança se o novo "presente" vale mais a pena que a viagem que você quer tanto fazer.

7. Não deixe o dinheiro na conta corrente

Abrir uma conta poupança ou qualquer outro espaço de confiança para deixar seu dinheiro bem protegido é fundamental para evitar cair na tentação de gastar suas economias. Quando você quiser tirar algum valor da reserva, lembre-se de como foi difícil economizar e se realmente vale a pena. Se você "esquecer" que tem um dinheiro guardado, será mais fácil contar com ele quando estiver fazendo os planos turísticos.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.