Tamanho do texto

Os que preferem o assento corredor do avião prezam a liberdade, enquanto os que ficam na janela são mais controladores

Ao fazer uma viagem de avião, você prefere sentar ao lado da janela ou fica mais confortável no assento do corredor? De acordo com psicólogos, essa escolha não se trata apenas de uma preferência - mas também tem a ver com as características da personalidade de cada um dos viajantes.

Leia também: Descubra como cada signo se comporta durante o vôo 

A sua personalidade influencia na hora de escolher o assento no avião
shutterstock
A sua personalidade influencia na hora de escolher o assento no avião

Os psicólogos revelaram a jornais britânicos quais são as características da personalidade dos passageiros que preferem o corredor e dos que preferem sentar ao lado da janela quando vão fazer uma viagem de avião.  Você se encaixa em qual perfil?

Corredor

Escolher o assento do corredor não é apenas um sinal de uma bexiga fraca, já que desse lugar e mais fácil se levantar e ir ao banheiro, mas também significa que o  passageiro valoriza sua liberdade. "Você sabe que pode se levantar e andar sem ter que perguntar a ninguém ou passar por cima de seu companheiro de assento", explica o professor da Universidade de Washington, Jonathan Bricker, ao periódico "The Sun".

Leia também: 7 dicas para dormir em um vôo de maneira mais confortável

Mas isso também pode ser o sinal de um introvertido, que se sente desconfortável em situações sociais. "Em um grande grupo de pessoas, os introvertidos sentem-se fisicamente desconfortáveis ​​e tendem a querer ficar na periferia - eles não gostam de estar cercados por pessoas ou objetos de todos os lados", completa o professor.

No entanto, o assento tem alguns problemas - como pessoas esbarrando enquanto caminham pelo corredor -, por isso só funciona para os viajantes com paciência.

Janela

O assento da janela é bem confortável - você tem uma janela para olhar durante o trajeto, um pouco mais de espaço só para você entre o braço e a parede e ainda sobra um lugar para se apoiar. Também não há chance de os outros passageiros ou a tripulação ficarem esbarrando em você enquanto passam pelo corredor. Mas nem tudo é perfeito nesse local. Dele você terá que pedir para pessoa do lado dar licença sempre que quiser ir ao banheiro, por exemplo. 

Leia também: 6 comportamentos que você deve evitar se tem aerofobia, o medo de voar

A personalidade do viajante também fica evidenciada por essa escolha. "Os passageiros que preferem o assento da janela gostam de ter o controle, tendem a tomar mais iniciativas em outros aspectos de sua vida e, muitas vezes, são mais facilmente irritáveis”, explica a psicóloga Becky Spelman ao "The Telegraph". Além disso, eles também preferem “ficar em sua própria bolha".

O psicólogo comportamental Jo Hemmings acrescenta: "Os que escolhem o assento na janela do avião tendem a ser mais egoístas, menos ansiosos e ficam mais confiantes incomodando os outros".

E aí, qual será a escolha para sua próxima viagem de avião?