Ao fazer uma viagem para um lugar com um fuso horário diferente, é comum que os turistas sintam cansaço, sonolência, irritabilidade, náusea e até dores de cabeça. Estes são os sintomas do “jet lag”, um distúrbio temporário do sono que pode atrapalhar os planos dos viajantes. Entretanto, é possível diminuir o desconforto e aproveitar melhor a viagem com algumas medidas simples.

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O jet lag é um distúrbio do sono causado pela mudança de fuso horário em viagens

Pode parecer muito simples, mas escolher o assento certo no avião pode evitar o jet lag.  "Reserve um assento na janela para que você possa controlar sua exposição à luz e à escuridão durante seu vôo", diz um especialista em sono para o site australiano “Escape”. Outro segredo está em escolher o lado do avião de acordo com a maneira que você costuma dormir em sua cama para dormir mais facilmente na viagem. Se você prefere o lado esquerdo, fique à esquerda no avião, por exemplo.

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Outras dicas

Além de escolher a janela certa no avião, outras medidas também podem ajudar a reduzir os efeitos do distúrbio, como dormir bastante na noite anterior à viagem. E faça as malas com antecedência para evitar estresses de última hora.

Também é possível ajustar o ambiente de acordo com o fuso horário de seu destino. Se estiver de dia lá, você pode simular um ambiente claro com uma caixa de luz portátil. Caso esteja a noite na cidade para onde está indo, o melhor a se fazer é evitar a exposição à luz, usando óculos escuros e diminuindo o brilho no celular.

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Fazer pausas em viagens de longa distância com algo mais legal do que uma escala de aeroporto ou um café na beira da estrada também ajuda. Desta forma, é possível manter a sua energia e dar tempo ao relógio biológico para que ele se ajuste de uma forma mais gradual às mudanças do fuso horário e não sofra com o jet lag. Visite um ponto turístico divertido, faça 25 flexões ou tire uma soneca.

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