Tamanho do texto

Quem disse que a espera até o próximo vôo precisa ser chata e entediante?

Fazer uma escala durante um vôo de avião pode parecer bem entediante. Mas, se você quiser aproveitar melhor seu tempo de viagem e até conhecer um lugar novo, é possível ficar mais tempo na cidade de parada - até mesmo mais de um dia - e incrementar seu roteiro de férias. 

Leia também: 5 dicas para economizar durante a viagem

É possível aproveitar a escala para fazer passeios turísticos
shutterstock
É possível aproveitar a escala para fazer passeios turísticos

Jaclyn Sienna India, dona de uma companhia aérea, diz que tenta fazer do local de parada uma parte de seu roteiro. “Muitas vezes, essas viagens acabam sendo tão emocionantes quanto o meu destino final", afirma. Ao jornal “New York Times”, ela dá dicas de como aproveitar melhor a  escala :

1. Faça escalas estratégias

Tenha uma viagem mais diversificada escolhendo uma parada em um lugar que seja diferente de seu local de destino. Se você estiver a caminho de uma praia, por exemplo, considere uma parada em uma cidade que dê para aproveitar um passeio urbano. Você pode planejar uma parada em sua viagem de volta também e com isso conhecer mais um novo local. 

Leia também: 10 sites e apps essenciais para quem vai viajar

2. Aproveite para relembrar

Uma outra forma de aproveitar bem é parar em um lugar que você já visitou e gostaria de ir novamente. Você pode fazer os passeios que não fez durante a estadia anterior ou até mesmo repetir a atividade que você mais gostou de fazer.

3. Procure passeios curtos e agende com antecedência

Mesmo se você só tiver menos de 24 horas entre os vôos, Jaclyn diz que é possível ter um momento interessante. Em uma recente parada de 10 horas em Helsínquia, na Islândia, ela fez um passeio privado guiado pela cidade, que havia reservado com antecedência. "Eu consegui conhecer Helsínquia em algumas horas e também tive uma refeição deliciosa em um dos restaurantes mais populares de lá", disse ela.

Leia também: Guia para a primeira viagem de avião

Outras oportunidades para atividades em escalas curtas incluem um passeio de arte em um museu bem conhecido, uma excursão de compras em um bairro específico e até mesmo uma caminhada ou passeio de bicicleta em um parque.

4. Sem gastos extras

Na maioria das vezes, as companhias aéreas não cobram a mais por uma escala durante o vôo, então você pode conhecer outro destino sem adicionar custos à sua viagem.