Você terminou de arrumar as malas para viajar, mas bate aquela dúvida: será que elas estão pesadas demais e vão ser cobradas taxas extras? O que posso levar comigo e o que preciso despachar? Para não ter nenhum imprevisto na hora do embarque, é fundamental ficar atento às regras de cada companhia aérea sobre bagagem de mão, e elas podem variar bastante de uma empresa para outra.
Leia também: Como arrumar as malas de viagem, economizar espaço e evitar imprevistos

Estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as novas regras de bagagens estão em vigor desde março de 2017 e são válidas para os voos domésticos e internacionais. De acordo com a Anac, as empresas podem aplicar variações às regras, mas devem permitir que passageiros levem bagagem de mão a partir de 10 kg.
Já as dimensões e o peso máximo são detalhes definido pela companhia. Para evitar que você tenha qualquer surpresa no embarque, a "One World", aliança global de companhias aéreas no Brasil e na América Latina, faz uma lista com as regras de cada companhia aérea:
Gol
A mala de mão deve estar dentro das dimensões: 40 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura). Caso contrário a empresa não permite que a mala seja levada pelo passageiro.
Leia também: 18 dicas para evitar que sua mala seja roubada
Azul
O site da companhia diz que o peso limite é de 10kg e a soma das medidas de largura, altura e profundidade deve ser de, no máximo, 115 centímetros.
Latam
Em todos os casos, as dimensões máximas devem ser de 55 x 35 x 25 cm (altura x largura x espessura), incluindo bolsos, rodas e alças. Em voos dentro do Brasil em cabine econômica, ou voos internacionais de/para o Brasil em cabine econômica, o limite é de 10 kg. Em voos internacionais em cabines Premium economy ou Premium Business, o limite é de 16 kg.
Avianca
Dimensões: todas as peças de bagagem, para voos nacionais e internacionais, devem ter no máximo 115 centímetros (45 polegadas) de altura, comprimento e largura.
Leia também: Veja dicas para economizar na viagem com a escolha e organização das malas
Caso você queira levar mais bagagem do que o permitido, é preciso checar em cada companhia quais são as taxas e regras aplicadas. O valor e limite máximo também variam de acordo com o trajeto e aeronave.