Tamanho do texto

Planejador financeiro dá dicas de como escolher o melhor destino, como pagar menos na hospedagem e os transporte que são mais indicados

Viajar é uma maravilha, mas envolve tantos gastos que muitas pessoas acabam deixando de lado o desejo de conhecer novos lugares. Mas com planejamento financeiro e escolhendo bem o destino e a hospedagem, você pode tirar o plano do papel, aproveitar a vida como um turista e ainda economizar.  

O segredo para economizar é ter planejamento
Getty Images
O segredo para economizar é ter planejamento


Leia também: Como gastar menos em uma viagem de ônibus

Claro que uma regra básica para economizar é fazer tudo com antecedência, assim você se organiza e garante um bom desconto. Ajuste as coisas, pois mudanças podem trazer prejuízos, verifique quando pode tirar férias na empresa e veja se quem vai te acompanhar na viagem pode ir no mesmo período.

Organizando as finanças

Antes de tudo, é preciso definir o valor que está disposto a gastar.  O ideal mesmo é ficar um ano sem fazer grandes viagens para guardar dinheiro e, no ano seguinte, fazer as viagens que realmente deseja.

“Não gaste tudo que você tem e opte por juntar todo o dinheiro antes de viajar. Desta forma, você conseguirá bons descontos pagando à vista”, indica José Luiz Masini, planejador financeiro da Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.

Cotações e planejamento

Depois de definir quanto pretende gastar, é hora de começar a fazer as cotações . “Pesquise os destinos que você mais deseja conhecer. Só quando encontrar um lugar que se encaixe em seu orçamento, feche o pacote, antes disso não”, alerta o especialista.

O erro mais comum é querer fazer as coisas de forma afobada e em cima da hora. “Geralmente as pessoas compram as passagens e a hospedagem e se esquecem dos gastos diários com alimentação e presentinhos, os famosos extras”, fala Masini.

Escolher um destino que preze pela segurança e não tenha problemas na viagem
shutterstock
Escolher um destino que preze pela segurança e não tenha problemas na viagem


Leia também: Veja dicas para economizar na viagem com a escolha e organização das malas

A dica do planejador financeiro é também organizar o quanto vai gastar com as refeições, pesquisando os preços antecipadamente. Hoje em dia isso é fácil, existem vários sites que disponibilizam esta informação ou o próprio agente de viagens pode ajudar.

Você também pode perguntar para amigos que já viajaram para o mesmo destino ou em grupos de turistas facilmente encontrados nas redes sociais . Não se esqueça também de separa um dinheirinho para os presentes e cuidado com as tentações.

Economizando na hospedagem

O tipo de hospedagem vai depender do que procura e o quanto pode pagar. O especialista dá algumas sugestões. Hotel pode ser uma alternativa para uma viagem a dois. Se optar por um “ Bed and Breakfast ” terá o café da manhã garantido. O hostel ou albergue é econômico e ótimo para quem vai viajar sozinho e quer conhecer pessoas.

Se o orçamento está bem curto, tem a opção de não pagar nada na hospedagem. Existe uma rede social específica para os viajante buscarem essas acomodações. Também há sites que reúnem o preço de vários tipos de hospedagens , facilitando na hora da escolha. E a pemuta, que é uma troca de favores, basicamente o viajante trabalha em troca de acomodação.

Economizando no transporte

Para saber que tipo de transporte usar para chegar ao destino e qual empresa escolher, também é necessário pesquisar e nunca comprar na primeira oportunidade. No destino, usar o transporte público costuma ser a melhor opção para economizar, pois existem bons descontos nas compras de passagens de metrô e ônibus para turistas que vão usar por vários dias.