Tamanho do texto

Para fazer uma viagem desse porte é preciso começar a se organizar com muitos meses de antecedência. Veja dicas e detalhes dos lugares indicados

Após terminar um ciclo de estudo, uma das melhores formar de comemorar a conquista é viajando. Muito popular entre jovens do ensino fundamental e médio, as viagens de formatura estão sendo cada vez mais procuradas, mas para conseguir organizar esse momento de diversão é preciso planejar com antecedência.  

Porto Seguro é o principal destino de viagens de formatura para o ensino médio
Divulgação/Forma Turismo
Porto Seguro é o principal destino de viagens de formatura para o ensino médio

Leia mais: 5 dicas para curtir o carnaval em Porto Seguro

Na cidade de São Paulo, muitas escolas possuem, em outubro, uma semana sem aula, conhecida como “semana do saco cheio”, e é justamente nesse período que que são realizadas as viagens de formatura .

Já em outras capitais, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, o mês de julho é o mais disputado, pois coincide com as férias escolares. Em dezembro e janeiro até há demandas, porém com um volume menor de passageiros.

Já é hora de se programar

“O mais indicado é que o jovem e seus pais façam a adesão da viagem com, pelo menos, 10 meses de antecedência , já que a procura é muito acirrada. É importante ressaltar que quanto mais cedo a viagem realmente for fechada, mais tempo os formandos e pais terão para quitar o pacote”, aconselha o Mauricio Calasans, sócio-diretor da Forma Turismo.   

Destinos indicados

Para atender as expectativas dos viajantes, os lugares mais indicados são aqueles que aliam programas naturais e ao ar livre, como praias e parques, a atrações que sejam interessantes para os formandos, como baladas e visita a pontos turísticos.

Também é importante que os lugares sejam voltados para esse público, assim os jovens vão interagir com pessoas da mesma idade, evitando desgastes com a família.

Leia mais: Caraíva: recanto de natureza e praias quase desertas próximo a Porto Seguro

“O destino mais indicado para os jovens do Ensino Médio ainda é Porto Seguro , na Bahia . A cidade que fica no sul do estado oferece estrutura completa para receber os formandos”, afirma Mauricio. “O destino conta com programação agitada, festas, baladas, grandes casas de shows, além de contemplar passeios culturais e praias paradisíacas”, completa.

Em Porto Seguro, os jovens podem aproveitar festas e baladas com pessoas da mesma faixa etária
Divulgação/Forma Turismo
Em Porto Seguro, os jovens podem aproveitar festas e baladas com pessoas da mesma faixa etária


Entre os destaques do destino estão os shows de axé animados por apresentadores, DJs e dançarinos que ensinam coreografias e outras opções de festas com outros estilos, como música eletrônica. Também é comum ter no roteiro um passeio pela Cidade Histórica , local em que portugueses desembarcaram há mais de 500 anos.

Destino de acordo com a idade

Se o filho for mais novo, como aqueles que são concluindo o Ensino Fundamental, a indicação do profissional é ir para um resort . O especialista diz que esses lugares costumam oferecer atividades esportivas, variedades de bebidas (sem álcool) e snacks. Também são promovidas baladas temáticas e micaretas dentro do próprio lugar, o que dá mais segurança para os pais e os viajantes.

O resort é a opção mais indicada para os estudantes que estão no Ensino Fundamental
Divulgação/Forma Turismo
O resort é a opção mais indicada para os estudantes que estão no Ensino Fundamental


Outro destino muito procurado pelos formandos é Orlando , nos Estados Unidos , principalmente os parques da Disney. “O lugar é especial e mágico para os jovens, anualmente os formandos podem conferir uma série de novidades que os Parques Walt Disney preparam, como shows temáticos de franquias famosas entre esse público”, fala Mauricio.   

Entre os destinos mais populares estão os parques da Disney
Divulgação/Forma Turismo
Entre os destinos mais populares estão os parques da Disney


Leia mais: Organize sua viagem para a Disney

Monitores responsáveis

Como a maioria dos estudantes ainda são menores de idade, muitos pais ficam com receio de deixar o filho fazer a viagem de formatura. Para evitar problemas e preocupações, é preciso que os responsáveis verifiquem se a empresa contratada para a viagem oferece uma equipe capacitada e treinada de monitores , para supervisionar os jovens nas atividades, passeios e festas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.