Fazer uma viagem gastando pouco é o sonho de muitos os turistas e uma das melhores formas de economizar é escolhendo bem o tipo de transporte. Uma das melhores opções é fazer uma viagem de ônibus, que além de possuir passagens com bons preços, oferece opções de assentos e serviços para todo tipo de viagem.

undefined
Pinterest
Especialista dá dicas de como gastar menos em uma viagem de ônibus


Viagem barata! Veja dicas de como economizar até mesmo na alta temporada

Diferente das passagens aéreas, o preço para embarcar em uma viagem de ônibus não sofre grandes variações entre as empresas e são poucos os reajustes que acontecem durante o ano. Assim fica mais fácil analisar os valores e fazer a melhor escolha.

Promoções

Mesmo os valores sendo mais estáticos, em algumas datas você pode se deparar com descontos. “Geralmente, as passagens de ônibus têm preços fixos, mas podem ocorrer promoções em datas sazonais. É preciso ficar de olho”, afirma Halyson Valadão, diretor de operações do Guichê Virtual.

Tipo de ônibus

O tipo de ônibus que você escolhe é outro fator que tem grande influência no preço da passagem . Halyson conta que basicamente existem cinco tipos: convencional, executivo, semi-leito, leito e leito-cama.

undefined
Pinterest
Tipo de ônibus influencia no valor da passagem


Ônibus convencional

Com poltronas convencionais acolchoadas e pouco reclináveis, essa opção é a mais econômica. “Esse tipo de ônibus é indicado para viagens de curta duração, pois é confortável, mas não oferece serviços extras”, conta o especialista.

Ônibus executivo

Por possuir um espaço mais amplo entre os assentos, a quantidade de poltronas é menor e isso se reflete no preço. “Essa opção conta com apoio para pernas, ar-condicionado e algumas empresas costumam oferecer alguns serviços extras”, diz Halyson.

Ônibus semi-leito

Se a viagem for um pouco mais longa, esse tipo de ônibus vai oferecer mais conforto e tranquilidade, por possui mais espaço, apoio para as pernas, serviços extras como TV e geladeira, além de serviço de bordo. “É indicado para viagens extensas , pois para ter todo esse conforto é preciso desembolsar mais dinheiro”, aconselha.

Economize no câmbio! Todas as dicas para gastar menos ao trocar dinheiro

Ônibus leito

A opção de leito costuma ser cara e é indicada para uma viagem de muitas horas. Nesse ônibus, não possui mais que 28 passageiros , os assentos são ultra confortáveis e são muitos os serviços extras oferecidos.  

“Muitas empresas contam com serviços que fazem toda a diferença em uma viagem longa, como poltronas duplas e anatômicas, assentos que viram uma verdadeira cama, cobertor, geladeira, serviço de bordo e, em algumas linhas, kit lanche”, explica Halyson.

Ônibus leito-cama

Sem dúvidas, você precisará de uma boa quantia para embarcar nesse ônibus. É aconselhável para quem vai fazer uma viagem muito extensa e cansativa. Esse tipo de transporte permite que os passageiros durmam melhor nas amplas poltronas que viram camas. Também oferece travesseiro, cobertor, geladeira e as mais mordomias. É a primeira classe dos ônibus.

Bagagem extra

undefined
Getty Images
Antes de fazer a mala, faça uma lista do que irá precisar


O transporte da bagagem está incluso no preço que você paga na passagem. O especialista diz que a mala que vai no bagageiro pode pesar até 30 quilos e a dimensão (altura, comprimento ou profundidade) deve ser de até um metro. Já a bagagem de não pode exceder cinco quilos.

“Se o peso exceder, o passageiro poderá pagar multa determinada em até 0,5% do preço da passagem correspondente ao serviço convencional, por cada quilograma de excesso”, explica.

Economize espaço na mala

Isso significa que a cada dois quilos que você ultrapassar, pagará 1% a mais em cima do preço da passagem. Pode parecer pouco, mas é um gasto desnecessário , que se você se planejar na hora de arrumar as malas pode evitar. Assim você economiza e pode aproveitar tranquilo a viagem de ônibus.

    Veja Também

      Mostrar mais