O Brasil é um país tropical e mesmo nas regiões e épocas mais frias é difícil a temperatura ficar muito abaixo de zero. A neve também não é algo familiar para os brasileiros, então ao realizar uma viajem internacional para um destino que possui um clima congelante é comum ficar na dúvida sobre quais roupas de frio é indicado levar na mala.

undefined
Divulgação/SOLO
É fundamental pensar nas roupas de frio ao ir para um destino frio e com neve


Economize espaço na mala

Ao embarcar para um desses lugares, os itens que não podem faltar na mala são: jaquetas, calças e blusas térmicas. “Essas roupas de frio devem ser feitas de tecidos leves com tecnologia específica para aquecer o corpo sem atrapalhar a mobilidade”, explica a especialista e responsável pelo departamento de produtos da SOLO, Priscila Carvalho.

Luvas, gorros e cachecol também são peças essenciais para encarar o ar gelado, e as meias térmicas são indicadas quando a pessoa for encarar um frio muito extremo. “Essas peças são muito importantes porque aquecem as extremidades do corpo. Não adianta se vestir corretamente em camadas e esquecer as extremidades como mãos, cabeça e pés”, alerta a especialista.

Roupas para a neve

Para enfrentar a neve é preciso roupas apropriadas . “É necessário pensar na peça externa, ou seja, na roupa ‘Outer Layer’. Para a neve, a jaqueta e a calça devem ser impermeáveis e ao mesmo tempo respiráveis”, fala Priscila.

Há modelos que possuem três camadas, uma de poliamida na camada externa, seguida da membrana impermeável e respirável e por último um forro de toque macio em contato com a pele.

Tipos de camadas

De modo geral, a melhor forma de escolher uma roupa de frio é se vestir como uma “casca de cebola”. Priscila explica que isso significa que você deve usar três camadas de roupas , que são: Base Layer, Mid Layer e Outer Layer.

A primeira camada é a Base Layer , ela fica em contato direto com a pele. “Geralmente são camisetas de manga longa, com tecido adequado para gerenciar a troca de calor, mantendo a temperatura do corpo ideal e sem suor”, diz a especialista.

18 dicas para evitar que sua mala seja roubada

A camada do meio é a Mid Layer e tem como principal função aquecer o corpo. “Esse tipo de blusa deve ser feito com tecido ‘Fleece’, que possui fios irregulares permitindo a formação de uma camada de ar”, acrescenta.

Por último fica a Outer Layer . Essa é a camada que fica em contato com o clima externo. “Sua principal função é de cortar o vento e proteger o corpo contra chuva, neve, ar gelado e outras variações do clima”, completa Priscila.

Tecidos indicados

Os tecidos mais indicados para as peças de frio são os sintéticos, e fique esperto que muitos possuem uma tecnologia antiodor, que evita o mau cheio na roupa. Para os pés, a especialista indica meias de lã ou material sintético especial.

Guia para a primeira viagem de avião

“Evite usar roupas de frio de algodão . Apesar desse tipo de tecido absorver a umidade, ele não é capaz de afastá-lo do corpo, deixando a pele molhada fazendo a pessoa ter mais frio ainda”, finaliza Priscila.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários