Tamanho do texto

Especialista fala qual é o mais seguro o melhor modelo desse objeto para hotéis. Descubra também quais são os direitos do hospedes quando é furtado

Preocupação e viagem não combinam! Sair do ambiente de todo dia é uma forma de relaxar e respirar novos ares, então, é claro que ninguém deseja passar por surpresas desagradáveis, como o sumiço de objetos pessoais. O número de furto e perda de itens valiosos em hotéis é alto e para trazer mais segurança para os hóspedes, o cofre se tornou um item indispensável.

Cofre é ideal para guardar itens de valor, no hotel, durante a viagem
Getty Images
Cofre é ideal para guardar itens de valor, no hotel, durante a viagem


Dicas para minimizar os problemas se for roubado no exterior

Ao arrumar a mala, é comum colocar itens de valor, como aparelhos eletrônicos (quem vive sem hoje em dia?), joias e até mesmo dinheiro em espécie. O problema é quando você chega ao hotel e percebe que não tem um lugar seguro, como um cofre , para deixar esses objetos.

Insegurança

Normalmente os cofres são fechados com uma senha criada pelo hóspede, mas essa tecnologia não agrada a todos. Para o diretor da Benetron Comercial, Alexandre Arrais, é muito comum os turistas questionarem se é fácil e prático utilizar esse item de segurança, e também duvidam se realmente podem confiar em deixar as coisas de valor naquele espaço sem se preocupar.

Melhor tipo

O especialista explica que os modelos de cofres eletrônicos que possuem auditoria são os melhores e mais seguros para os hotéis, isso porque o usuário cria a própria senha e é possível verificar quem abriu, quem fechou o cofre e em qual data e horário. 

Viaje sozinho com segurança

Os cofres de maior qualidade são feitos em aço , inclusive a parte da frente e o painel, segundo Alexandre. Também deve possuir a opção de ter múltiplos usuários. Sem esses itens e auditoria, a segurança do objeto diminui. “É importante o hotel reforçar o nível de facilidade de uso e de economia de energia” afirma.

Proteção

E se mesmo com toda essa segurança algum objeto pessoal sumir no lugar que você está hospedado? Nesse caso, saiba que, dependendo da situação, os estabelecimentos hoteleiros podem ser responsabilizados pelos furtos que acontecerem dentro dos apartamentos.

Essas informações estão asseguradas no Código Civil Brasileiro – Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2012, no artigo 649, que contém a seguinte informação em Parágrafo único: “Os hospedeiros responderão como depositários, assim como pelos furtos e roubos que perpetrarem as pessoas empregadas ou admitidas nos seus estabelecimentos”.

5 dicas para comprar viagens na Black Friday com segurança

Viu como um cofre no hotel é importante? Da próxima vez que você for viajar, verifique se o lugar que você irá se hospedar conta com esse item de segurança e aproveite a viagem sem preocupação!