Tamanho do texto

Especialista em coluna fala o que você pode fazer para aproveitar ao máximo a viagem sem dores. Alongamento, postura e posição do banco estão na lista

Para realizar uma viagem é preciso muito planejamento, então nada pode atrapalhar esse momento tão aguardado. Quem já passou horas no carro, no ônibus ou no avião sabe que não é muito confortável e é comum sentir aquela fisgada na coluna. Para não estragar o passeio com uma dor nas costas, anote algumas dicas podem ajudar a evitar esse problema.

Saiba como evitar a dor nas costas durante a viagem
Pinterest
Saiba como evitar a dor nas costas durante a viagem


+ Dor nas costas? Veja as possíveis causas e os cuidados para prevenir o problema

Os motivos que causam dor nas costas são muitos: tem aqueles que insistem em carregar malas muito pesadas, aqueles que querem fazer a viagem sem parar para dar uma esticada nos braços e nas pernas e por aí vai. Porém, é possível evitar o desconforto, e o ortopedista especialista em coluna do Hospital das Clínicas, Rogério Vidal, explica como você pode fazer isso.

Postura

A postura equivocada ao volante é um erro comum que pode ser prejudicial para a coluna. “A falta de postura pode fazer a pessoa trocar o lazer pela sala de fisioterapia, por isso é importante ter alguns cuidados para não causar um problema na coluna e colocar por terra  uma viagem tão esperada”, alerta o ortopedista.

Posição do banco

O motorista normalmente é o que mais sofre, não é verdade? Ele precisa estar atento à estrada e os braços e pernas passam horas realizando movimentos mecânicos. Para evitar dores, é fundamental que o banco esteja ajustado da melhor forma. “É imprescindível corrigir a posição do banco, deixando a lombar apoiada”, diz o especialista.

Como amenizar os efeitos do “jet lag”

E se você não sabe como ajustar o banco , Rogério ensina: “Não pode ficar nem muito para trás, nem muito para frente, porque com o tempo, se ele tiver alguma pré-disposição a ter algum problema na coluna, ele pode desenvolver uma hérnia de disco ou um desgaste precoce desse disco”.

Alongamentos

Se você sabe que a viagem é longa, já programe paradas para alongar pernas e braços. “O movimento simples de abrir e fechar as mãos pode melhorar a circulação no membro superior e acaba melhorando também todo o retorno do sangue e a posição da coluna cervical”, fala o especialista.

Outra indicação de Rogério é realizar a movimentação do pescoço, pois alivia a tensão e as dores nas costas.  “Quando o carro está parado, o motorista pode movimentar o pescoço de um lado e de outro. Pode ser umas cinco vezes de cada lado”, ensina. “Só esse simples movimento já vai aliviar bastante a tensão, porque ele está se mexendo e fazendo um alongamento básico”, completa.

Carregar malas

Cuidado com o peso da mala ! Levar a casa nas costas pode ser um vilão para a coluna, já que ao carregar sem manter postura ou ficar abaixando e levantando a mala resulta em danos e dores que vão atrapalhar a viagem. “É preciso retomar a atenção com a postura, consertar hábitos errados, reforçar a musculatura e controlar o peso. Evite sobrecarga de peso na mochila de viagem e não faça movimentos bruscos”, aconselha Rogério.

O que levar - e o que não levar - na bagagem de mão

Prevenção

Nada melhor do que apostar na prevenção. O especialista indica alongar o corpo durante o dia e praticar caminhadas para evitar as dores. Essas medidas também podem ajudar a amenizar a dor em futuras lesões.

“Primeiro é preciso que a pessoa se conscientize que o alongamento tem que fazer parte do dia-a-dia dela, e esse já é um ponto fundamental para prevenir a dor nas costas. Lembrando que o alongamento deve ser feito antes, durante e depois do exercício”, reforça Rogério.

Dicas de saúde para viajar com crianças