Viajar de avião é algo prático e rápido, mas ficar algumas - ou muitas - horas em um lugar fechado e com muitas pessoas pode ser um problema. Para que todos tenham uma viagem tranquila, existem algumas dicas de etiqueta que são indicadas para não causar incômodo no aeroporto  e durante o voo. Além do comportamento, a roupa que escolher e o que comer antes de embarcar também pode refletir no conforto da viagem.

undefined
Pinterest
Seguir etiqueta no avião evita incômodos na viagem


A comissária de bordo Estéfani Guimarães alerta que, antes de qualquer coisa, é essencial prestar atenção às orientações de emergência para não ficar aflito sem necessidade. Caso seja medroso, a orientação de etiqueta é ficar a maior parte do tempo com o sinto de segurança, pois pode acontecer uma turbulência a qualquer momento. “Se o passageiro tiver alguma dúvida, ele não deve ter receio de perguntar. O comissário está lá para orientar e acalmar”, diz Estéfani.

+ Etiqueta para viagens com crianças

Limites

Falar alto, mexer no bagageiro toda hora e invadir o espaço do outro são atitudes que causam incômodos e podem ser evitadas. Respeitar o horário do voo, procurar calmamente a poltrona, não ser rude ou engraçadinho com comissários e outros passageiros, não exagerar na bebida alcoólica e não ficar tirando muitas fotos durante o voo são outras recomendações .

Para ter mais conforto e não ficar agitado na viagem, outra dica é escolher bem o que vai vestir. “O ideal é que as roupas sejam de tecidos que não amassem muito. Os sapatos merecem atenção especial, pois precisam ser confortáveis. Botas são desaconselháveis, uma vez que os pés podem inchar. Nem pense em andar pelos corredores descalço ou de meias. Você não está na sua casa”, aconselha a consultora Silmara Leite Ribeiro Santos, coordenadora do curso de Etiqueta e Comportamento Corporativo do Centro Europeu de Curitiba, no Paraná.

Atenção para a alimentação

Estéfani também lembra que pensar no que comer antes de embarcar pode evitar situações constrangedoras. “Tem comidas que deixam o intestino pesado, como frituras, feijão e repolho. Esses alimentos podem causar gases e deixar a pessoa com mal estar”, exemplifica a comissária.

Cuidado com as atitudes

Fora a etiqueta, o passageiro deve ter consciência de suas atitudes. Segundo a comissária, se uma pessoa estiver atrapalhando do voo ou desrespeitando funcionários e passageiros, ela pode ser retirada da aeronave na primeira parada pela Polícia Federal. E se a tripulação do avião achar que um passageiro está muito estressado, bêbedo, com medo extremo ou outra característica que demostre que essa pessoa trará problemas, ela pode ser barrada e terá que embarcar em outro voo.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários